O prefeito Arthur Henrique, em menos de um mês, fez nova convocação de professores da área de pedagogia e artes, aprovados no concurso de 2022 da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). São 54 profissionais que atuarão nas escolas urbanas da capital. A cerimônia de posse ocorreu nesta terça-feira, 26, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST).
Em janeiro, Arthur Henrique convocou 179 professores do mesmo concurso para reforçar a educação municipal. No início deste mês, uma nova convocação foi feita, desta vez de psicólogos e fonoaudiólogos aprovados em seletivo, promovido em 2023. Eles foram chamados para atuar no Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA) e no Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE).
“Em pouco mais de três anos de gestão, somente na área de educação, já empossamos quase 2 mil novos servidores. Essa ampliação no nosso quadro de profissionais representa o compromisso da prefeitura em fortalecer, ainda mais, nossa rede municipal de ensino. Além disso, é uma oportunidade de geração de renda para esses profissionais, que passarão a contar com diversos benefícios, que vão desde capacitações a planos de carreira revisados”, disse o prefeito Arthur Henrique.
Concretização de um sonho
Todos os professores empossados começam a atuar a partir desta quarta-feira, 27, e recebem um chromebook para auxiliar no planejamento das aulas. Além disso, participarão de constantes capacitações que reforçam o compromisso da gestão em qualificar seus profissionais, refletindo de forma direta na qualidade do ensino oferecida pela rede.
Gabriel Moreira foi empossado como professor pedagogo. Junto à filha, a pequena Helena, ele comemorou essa nova etapa da sua vida. “Representa a realização de um sonho. Hoje em dia se tornar servidor público efetivo é algo que muitos almejam, mas poucos conseguem. É estabilidade financeira para toda a minha família. Estou muito feliz”, contou.
Quem também compartilha desse sentimento é Rosângela Câmara, empossada como professora pedagoga. “Chegar aqui não foi fácil. Foi uma trajetória de ao menos 10 anos de muita luta e dedicação. Ser concursada na minha área é um verdadeiro sonho realizado”, falou.
Valorização dos profissionais
No início deste ano, cerca de 6.500 profissionais da educação foram capacitados durante a 11ª Semana Pedagógica por especialistas de universidades como Harvard, UFRR e outras instituições.
Em 2023, foi sancionado o novo Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da educação básica de Boa Vista. Os reajustes concedidos pela gestão aos professores desde 2021 chegam a 41,7% para professores de nível médio e de 35,7% para os de nível superior.
Marcus Miranda