Março Lilás: Chame auxilia indígenas internadas na Casai a detectarem comportamentos agressivos no ambiente doméstico

Ação promovida pela Secretaria do Índio nesta terça-feira (26) também dispôs de vários atendimentos de saúde. – Fotos: Eduardo Andrade

O Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), da Secretaria Especial da Mulher (SEM), promoveu uma palestra sobre violência doméstica e familiar para pacientes internadas na Casai (Casa de Saúde Indígena) Dsei Leste e seus acompanhantes, nesta terça-feira, 26, durante uma ação de saúde promovida pela Secretaria Estadual do Índio (SEI) em alusão à campanha “Março Lilás”, de prevenção ao câncer do colo do útero.

Foram exibidos para os espectadores um vídeo educativo e slides sobre o que é violência doméstica e familiar, quais os tipos, onde as vítimas podem procurar ajuda para formalização de denúncias e apresentação da Lei Maria da Penha.

Mulheres internadas na Casai Dsei Leste e acompanhantes assistem à palestra do Chame

Este é o segundo ano que o Chame é convidado para participar da ação referente à campanha no órgão, conforme a diretora Hannah Monteiro, que destacou que, mesmo estando provisoriamente na instituição, conhecimento é sempre bom.

“Apesar de a realidade deles ser diferente, por estarem aqui na Casai, sabemos que a violência doméstica está em todos os lugares. Então, é muito importante eles conhecerem mais sobre essas informações”, frisou.

Segundo Sandra Ariana Soares, responsável técnica pelo programa de saúde das mulheres do Dsei Leste, além de parceiro, o programa de acolhimento à vítima de violência se faz necessário na ação por disseminar conhecimento acerca do tema.

Sandra Ariana Soares, responsável pela ação

“Ele repassa diversas informações sobre violência doméstica, entre outros serviços que lá são prestados, e hoje estamos com o programa aqui na Casai Dsei Leste, e também ofertando alguns tipos de exames na área da saúde, como o de coleta PCCU [Papanicolau], testes rápidos (Aids/HIV), atendimentos psicológicos e nutricional”, informou.

A Secretaria Especial da Mulher funciona na Avenida Santos Dumont, 1470, bairro Aparecida, em Boa Vista, e em Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária. Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.

Há também a ferramenta ZapChame no número (95) 98402-0502, que funciona 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo