O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV) está com inscrições abertas para dois projetos: Natação Adaptada, destinado a pessoas com deficiência física e com idade igual ou superior a 12 anos, e Campus em Harmonia, voltado para pessoas da comunidade em geral com 10 anos ou mais de idade.
Natação adaptada
As aulas ocorrem às terças e às quintas-feiras, das 18h às 19h, na piscina do CBV, situado na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 2496, Bairro Pricumã.
O projeto é coordenado pelo professor do curso superior de Licenciatura em Educação Física Nadson Castro e conta com o suporte de acadêmicos do respectivo curso capacitados para atender os participantes.
Conforme Castro, “a principal meta é proporcionar às pessoas com deficiência física a prática da natação, visando à promoção da saúde e ao desenvolvimento esportivo por meio de atividades orientadas de treinamento. Além disso, o intuito é formar uma equipe de natação paralímpica para competições regionais, nacionais e internacionais”, disse.
Estão sendo disponibilizadas dez vagas para o primeiro semestre de 2024, e os interessados em inscrever-se deverão apresentar cópia do RG e laudo da deficiência física na Coordenação de Esportes e Cultura do CBV, até 2 de abril, terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Campus em Harmonia
O projeto visa ofertar aulas de instrumentos musicais para crianças, jovens e adultos interessados em aprender ou aprimorar suas habilidades musicais. Coordenado pelos professores Jerusa Soares e Orlando Júnior, a iniciativa contempla a oferta de aulas para várias modalidades, tais como teclado, flauta, canto, violão e formação de banda musical.
Jerusa esclarece que as aulas vão oferecer orientação individualizada, adaptando-se às necessidades e interesses de cada aluno. Segundo ela, além de canto, haverá aula de violão e teclado, com a inclusão de atividades em grupo para promover práticas colaborativas.
“Além do acompanhamento mais individualizado, as apresentações regulares permitirão que os alunos mostrem seus talentos, promovendo a música na comunidade e aumentando a conscientização sobre educação musical. Com base na importância da música para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social, o projeto busca oferecer uma experiência enriquecedora enquanto promove a inclusão, a diversidade cultural e o desenvolvimento comunitário”, afirmou.
As inscrições seguem até 1.º de abril, por meio deste link.
Dias e horários das aulas por instrumento:
Aula de Teclado (8 vagas, a partir de 10 anos) – Vagas já preenchidas
Segunda e quarta – Das 9h às 10h
Aula de Teclado (8 vagas, a partir de 10 anos) – Vagas já preenchidas
Terça – Das 15h às 16h
Aula de Flauta Doce e de Flauta Transversal (10 vagas, a partir de 10 anos) – Ainda restam vagas
Sexta – Das 14h às 16h
Aulas de Banda Musical (20 vagas, a partir de 10 anos) – Ainda restam vagas
Segunda – Das 18h às 22h
Aulas de Canto (20 vagas, a partir de 12 anos) – Ainda restam vagas
Segunda e quarta – Das 16h às 17h
Aulas de Violão (10 vagas, a partir de 12 anos) – Ainda restam vagas
Terça e quinta – Das 9h às 10h
Aulas de Violão (10 vagas, a partir de 12 anos) – Vagas já preenchidas
Terça e quinta – Das 16h às 17h
Em caso de dúvida ou necessidade de mais esclarecimentos, os interessados devem entrar em contato com a Coordenação de Esportes e Cultura pelo e-mail coesc@ifrr.edu.br.
Virginia Albuquerque