Estudantes da rede estadual de ensino têm a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos e habilidades na área de química por meio da ORRQ (Olimpíada Roraimense de Química) e da OBQjr (Olimpíada Brasileira de Química Júnior).
A ORRQ é destinada a estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, bem como estudantes no 4º ano do ensino técnico, proporciona uma plataforma para testar e aprimorar os conhecimentos em química.
“A Olimpíada Roraimense de Química faz parte do Programa Estadual de Olimpíadas de Química. Tem o objetivo de descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química, estimulando a curiosidade científica e incentivando a se tornarem futuros profissionais”, disse o Coordenador do Programa Estadual de Olimpíadas de Química e Coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Química, Luiz Antônio Costa.
As inscrições para a Fase I da Olimpíada podem ser realizadas até o dia 20 de maio através do endereço eletrônico https://app.obquimica.org/login ou diretamente em https://rr.inscricoes.obquimica.org/.
Não há limite de inscrição por participantes por escola, permitindo que todos os interessados tenham a chance de participar. Os alunos classificados na ORRQ terão a oportunidade de avançar para competições regionais e nacionais, como a Olimpíada Norte/Nordeste e a renomada OBQ (Olimpíada Brasileira de Química).
Para mais informações e acesso ao regulamento completo os participantes podem acessar este link.
OBQjr
Além disso, para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, há uma oportunidade na Olimpíada Brasileira de Química Júnior. Os professores podem inscrever seus alunos até o dia 27 de maio através deste link.
Os 100 melhores classificados terão a chance de participar da Fase II da Olimpíada Roraimense.
Todas as informações sobre a Olimpíada Júnior podem ser conferidas por este link.
Layse Menezes