Socorristas de municípios do interior de Roraima participam de capacitação pelo Samu-BV

Ao todo, mais de 200 profissionais devem passar pela formação até o fim do ano. – Fotos: Jomathas Oliveira

Socorristas de 14 municípios de Roraima passam por capacitação com equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu-BV), no Núcleo de Educação em Urgências (NEU), nesta quinta-feira, 18. Ao todo, mais de 200 profissionais devem passar pela formação até o fim do ano.

Durante as aulas práticas do mês de abril, 40 homens e mulheres passam por treinamento com situações do dia a dia do socorrista. De acordo com o diretor do Samu-BV, Luciano Coutinho, dentre os assuntos abordados na capacitação está o atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória, ocorrência grave para profissionais do Samu.

“A gente faz esses treinamentos qualificados para que os socorristas possam voltar aos seus municípios e fazer um atendimento mais qualificado à população. O bom atendimento, um suporte básico de vida bem-feito em uma situação de parada cardiorrespiratória faz total diferença na vida da vítima”, disse.

Samu-BV qualifica socorristas

Protocolos nacionais e internacionais de atendimento são repassados aos profissionais durante as capacitações que ocorrem no Núcleo de Educação. Socorrista do Samu, no município de Rorainópolis, Danilo Simões, conta que atua no segundo maior município do estado e precisa estar atento às atualizações do Samu.

“É um curso muito proveitoso para a gente que vem de um município com uma estrutura menor. Um profissional atualizado faz toda diferença na hora do atendimento a vítima. Em Rorainópolis, a gente atende chamados da sede e vicinais, ou seja, é um trabalho muito corrido e precisamos estar capacitados”, contou.

Núcleo de Educação em Urgências

Com sede inaugurada em agosto de 2023, o NEU é um núcleo do Samu-BV para formação, capacitação, habilitação e educação continuada para os socorristas. O espaço conta com dois laboratórios de simulação realística, duas salas de aula, auditório para 65 pessoas, sala de reunião, de coordenação e almoxarifado.

Jaqueline Pontes

 

Veja também

Topo