Atenção Integral à Saúde do Trabalhador do SUS é tema de oficina em Roraima

A atividade segue até esta sexta-feira, 19. – Fotos: Ascom/Sesau

O Ministério da Saúde, em parceria com a Sesau (Secretaria de Saúde), iniciou nesta quinta-feira, 18, a oficina de elaboração do Programa Nacional de Saúde e Segurança dos Trabalhadores do SUS. A atividade segue até esta sexta-feira, 19.

Com foco na Atenção Integral à Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde, o evento está sendo realizado no auditório do Boa Vista Eco Hotel, situado no bairro Mecejana.

A secretária-adjunta da Sesau, Adilma Lucena, ressaltou a importância da atividade para o Estado.

“Acreditamos que essa oficina é muito importante, principalmente para os nossos RHs [recursos humanos], e efetivamente para que sejam criadas matrizes de documentos, para que possamos ter no âmbito de cada unidade de saúde o nosso Programa de Gerenciamento de Risco e o Programa de Saúde Operacional dos Trabalhadores”, ressaltou

De acordo com a coordenadora Geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde do Ministério da Saúde, Erica Bowes, o objetivo da oficina é promover um processo de prevenção dos riscos e agravos da saúde do trabalhador.

“Entendemos que essa articulação deve ser com toda a rede SUS, reconhecendo a participação dos entes federados nessa rede compartilhada. Com isso garantir que os trabalhadores possam ter condições, processos e relações de trabalho adequados, seguros, dignas e humanizadas”, ressaltou.

Além de representantes de unidades hospitalares de grande porte, a oficina conta ainda com a participação de membros do Conselho Estadual de Saúde de Roraima, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador.

“As políticas que serão desenvolvidas aqui permitirão que o trabalhador tenha acesso a uma saúde integral, um olhar humanizado. Então, esses dois dias vão ser de trabalho árduo, mas nós temos certeza que as matrizes, tudo que for construído, serão produtos muito importantes para a elaboração desse Programa”, destacou a coordenadora Geral de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesau, Johanne Pontes.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo