Por meio da Indicação nº 109/2024, a deputada estadual, Joilma Teodora (Podemos) solicitou ao Governo de Roraima que o atual prédio da Delegacia de Polícia de Rorainópolis, seja transformado em uma Delegacia da Mulher.
Como justificativa – a parlamentar que atualmente ocupa o cargo de Secretária Especial da Mulher na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) – alega que os índices de violência contra mulheres no sul do Estado tem se tornado cada vez mais alarmantes, bem como a criminalidade envolvendo crianças e adolescentes. “Precisamos agir com urgência para proteger essa população que todos os dias sofre violência doméstica por parte dos seus cônjuges agressores. Desta forma garantiremos que elas tenham acesso a um ambiente seguro e acolhedor, bem como as crianças e adolescentes”, defendeu Joilma.
Segundo a parlamentar, a Delegacia da Mulher será um local para denunciar crimes, buscar orientação jurídica, apoio psicológico e encaminhamento para serviços de assistência social. O espaço servirá ainda para promoção de campanhas educativas, palestras e debates sobre igualdade de gênero. “Nossa luta é pela proteção, pela justiça e pela dignidade das mulheres, crianças e adolescentes de Rorainópolis e demais municípios que compõe o sul de Roraima. Acredito que essa indicação será bem acolhida pelo governador Antonio Denarium (PP), para que possa se tornar uma ação efetiva em prol dos nossos munícipes do interior. Vale ressaltar que é dever do Estado empreender todos os esforços em proporcionar estrutura adequada para garantir a segurança da população”, finalizou a deputada.
Jânio Tavares