Nesta quarta-feira, 24, é comemorado o Dia Nacional da Família na Escola. As escolas estaduais estão dedicadas em promover atividades que integram as unidades de ensino e as famílias dos estudantes. O CEM (Colégio Estadual Militarizado) Presidente Tancredo Neves, celebrou a data promovendo ação social envolvendo toda a comunidade escolar.
O evento visou fortalecer os laços entre a escola e a família proporcionando momentos de integração e aprendizado mútuo. A ação contou com palestras, apresentações culturais e cuidados serviços voltados para a higiene bucal e beleza.
O Dia da Família na Escola causa um impacto positivo, de acordo com a gestão pedagógica da unidade de ensino. É a oportunidade de promover uma educação mais participativa e inclusiva.
“O CEM Tancredo Neves possui muitos projetos envolvendo os pais. E trazer o pai para escola é acompanhar o desenvolvimento do aluno, assistindo às apresentações e participando das oficinas e serviços”, disse.
A senhora Uldaiane da Conceição, mãe de uma aluna do colégio, expressou sua satisfação com a iniciativa. Ela contou que, quando criança, não teve muito contato com a mãe no convívio escolar, no entanto, depois de adulta, dedica exclusividade ao desenvolvimento estudantil da filha.
“Todos os pais deveriam estar sempre presentes com os filhos, em qualquer evento. Isso gera crescimento para as crianças, que crescem com entusiasmo, se sentem mais motivados com a presença dos pais e enxergam que os pais têm o mesmo sonho que eles”, disse a mãe, emocionada.
Já entre os alunos, a animação era evidente. Lara Sophia da Conceição, do 6º ano do ensino fundamental destacou a diversidade de atividades oferecidas e a importância da presença de sua mãe na escola.
“É super importante porque oferece desenvolvimento para a criança, porque os pais estão presenciando o que aquela criança está fazendo na escola, presenciando os eventos, então a criança vai se desenvolver mais”, afirmou a estudante.
O que diz a legislação?
A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) está alinhada com as escolas quanto ao incentivo da participação dos pais e responsáveis no processo de ensino e aprendizagem. A integração da família, comunidade e escola deve ser contínua para o sucesso educacional.
“Quando há sintonia entre a família, a comunidade e a escola, as crianças se desenvolvem com mais propriedade e os professores têm condições de realizar um trabalho mais eficiente. A Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional são claras quando diz que a educação é um dever do Estado, mas também da família”, pontuou Raimunda Rodrigues, secretária adjunta de Gestão da Educação Básica da Seed.
No âmbito da legislação educacional brasileira, o artigo 2º da LDB e o artigo 205 da Constituição Federal Brasileira estabelecem a educação como um dever compartilhado entre a família e o Estado. Esse dispositivo constitucional reflete na compreensão de que a formação do indivíduo não pode ser atribuída, apenas, a uma instituição de ensino, mas sim resultado da colaboração entre a família, a sociedade e as instâncias governamentais.
Layse Menezes