Nesta quarta-feira, 24, o Procon Assembleia completa 12 anos de serviços prestados à população roraimense. Para comemorar a data, equipes do órgão de defesa do consumidor foram às ruas do centros comerciais Caxambu e Jaime Brasil, em Boa Vista, levar informações com o objetivo de estreitar ainda mais os laços da instituição com as pessoas.
A artesã Cilene Gomes de Almeida, de 60 anos, nunca precisou do Procon Assembleia, mas disse que acompanha o trabalho pela televisão e redes sociais. “É muito importante esse órgão, porque através dele sabemos os direitos e deveres que temos. Ele soluciona vários problemas do povo”, avaliou.
Encontrar o Procon Assembleia nas ruas da cidade foi um alívio para o casal Danilo Reis da Silva e Jaina Helena Miranda. Eles compraram um armário por R$ 800 em uma loja de eletrodomésticos, contudo, desconfiam que estão pagando juros abusivos. Jaina lembra que já na primeira parcela percebeu a diferença no valor. Ao final das cinco parcelas, o casal pagará R$ 2,5 mil.
“Às vezes, ficamos com o pé atrás para comprar um produto. Fiz uma compra parcelada, porém achei um absurdo os juros que estão cobrando. Então o Procon Assembleia pode nos ajudar em situações como essa. A explicação das equipes foi interessante e vou procurar a sede do órgão para resolver meu problema”, afirmou Danilo, que é bombeiro civil.
Jaina detalhou que no dia da compra eles comentaram com o vendedor que se preparavam para adquirir um veículo. Para isso, era necessário aumentar o score, pontuação que avaliza os clientes, indicando para o mercado quem é um bom pagador.
“Eles falaram que a compra no crediário aumentaria o score. Ficou meio assim… Mas fechamos a compra do armário, sendo que no dia não falaram nada sobre a questão dos juros. A gente só percebeu isso depois. Queríamos diminuir para duas parcelas, mas ele falou que a loja só permitia de cinco a dez”, contou.
Harmonia no consumo
O diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho, explicou o que motivou o órgão a comemorar o aniversário com equipes nas ruas fazendo panfletagem.
“Nada melhor do que a gente celebrar com os consumidores e os comerciantes, passando todas aquelas informações necessárias para manter uma relação de consumo harmoniosa. Escolhemos a Avenida Jaime Brasil, que é uma região tradicional do comércio de Boa Vista, para informá-los sobre seus direitos e deveres como clientes e fornecedores”, disse.
Carvalho destacou que quanto mais aproximar a população do Procon Assembleia, melhor para as boas práticas consumeristas.
“O nosso trabalho é social, é importante para o Estado, que visa sempre estar perto da população, até para respaldar em qualquer tipo de acontecimento que envolva o consumidor. A gente busca sempre estar próximo dessas pessoas para poder orientar da melhor maneira possível”, reforçou Carvalho.