Os eleitos para o Parlamento Jovem Roraimense 2024 foram diplomados nesta quarta-feira, 24, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em uma solenidade que contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), órgão responsável pelo ato formal, e da Secretaria de Educação e Desporto (Seed).
O evento foi transmitido pela TV Assembleia (57.3) e pelo canal do parlamento no YouTube, e reuniu deputados estaduais, autoridades, familiares dos eleitos, gestores e professores. Os estudantes receberam os diplomas das mãos dos convidados que compunham a mesa. Cada eleito foi chamado pelo total de votos alcançados nas urnas eletrônicas das respectivas escolas. (Confira ao final o número de votos, nomes dos deputados e escolas).
A aluna Janete Adão, de 15 anos, foi a mais votada na Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante, com um total de 29 votos. Nascida na comunidade Tabalascada, no município de Cantá, ela conta que está feliz por representar não só a sua localidade, como também outras comunidades indígenas. Sua proposta foi voltada ao esporte e à cultura.
“Quero atuar não apenas por mim, mas sim levar a nossa cultura, representar a minha e outras comunidades. Muitas vezes, as pessoas indígenas não são valorizadas, são desprezadas. Que as outras pessoas possam ver que a gente não é tudo isso que falam. Queremos o bem e uma convivência civilizada. Estou orgulhosa de estar aqui. Queria que meu pai tivesse me visto, mas não é possível. Creio que ele estava olhando por mim lá de cima. Agradeço também às pessoas que me apoiaram, meu gestor e colegas que votaram em mim”, contou emocionada.
Tiago Pires, de 15 anos, é aluno da Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos. Com um total de 66 votos recebidos, ele pretende trabalhar para incentivar os colegas a empreenderem desde cedo.
“Eu quero ajudar adicionando alguma coisa sobre emprego e empreendedorismo, dando um direcionamento para eles. Estou bem feliz por estar aqui”, ressaltou.
Direto do Sul do Estado, a aluna Brenda Rodrigues, de 15 anos, foi a mais votada na Escola Estadual José de Alencar. Com 118 votos, sua prioridade é a educação, pelo fato de seu município não possuir um instituto técnico.
“As escolas de Rorainópolis não têm cursos técnicos ou faculdade. Na maioria das vezes, os estudantes precisam ir para outro município, no quilômetro 500, onde tem um Instituto Federal, para ter um ensino mais avançado e terminar o ensino médio técnico. Pretendo levar ensino técnico para quando concluirmos o segundo grau, termos uma formação básica em alguma área. Muita gente também não tem condição de ir para outros municípios, além de ser sempre bom ter uma unidade de estudo na nossa cidade”, destacou.
Outro diplomado foi Arthur Vinícius, também de 15 anos, aluno da Escola Estadual Lobo D’Almada. Com uma quantidade expressiva de votos (190), ele salienta que pretende ser participativo dentro do parlamento para lutar por suas propostas.
“Eu propus mais desenvolvimento para a cultura, incluindo áreas indígenas e esporte. Há comunidades que não têm incentivo nem recursos públicos. Que possamos trabalhar para levar o esporte para as comunidades e desenvolver mais ainda o Estado”, concluiu.
Educação eleitoral
Conforme a juíza auxiliar da Presidência do TRE-RR, Graciete Sotto Mayor, o projeto desenvolvido pelo Poder Legislativo visa educar eleitoralmente os jovens.
“Há toda uma questão da conscientização, da cidadania e do papel da Justiça Eleitoral. Essa participação é muito importante. Em 2023, a gente fez com algumas escolas da capital, mas este ano escolhemos uma instituição de ensino indígena, contando também com a participação de unidades do interior. Estamos ampliando a cada ano esse projeto. A gente quer que a maioria dos nossos jovens tenha consciência de sua importância enquanto eleitor e cidadão”, pontuou.
Para o presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o projeto é uma espécie de ferramenta que visa atender à juventude.
“Nós estamos falando diretamente com aquele jovem que vai votar pela primeira vez, está concluindo o segundo grau, precisa se inserir no mercado de trabalho e tem seu mundo próprio. Precisamos estar sintonizados com eles. A ideia é trazê-los para perto da política, mostrar a importância do Poder Legislativo, da democracia, da responsabilidade do voto e de tomar decisões, além de conhecer todo o rito eleitoral. É uma experiência em que todos ganham”, enfatizou Sampaio.
Defensor da juventude na política, o deputado Jorge Everton (União), que participou da diplomação, destacou que as pessoas boas devem fazer parte desse meio.
“A gente tem que conhecer exatamente o dia a dia do parlamento, as dificuldades, lutas, diferenças de opinião, entender isso desde a juventude e, acima de tudo, participar. Esses jovens não são o futuro, são o presente, e nós precisamos muito deles para que se possa fazer a boa política no Estado, uma política que realmente melhore e mude a vida dos cidadãos”, ressaltou.
A Superintendência de Programas Especiais é o órgão da ALE-RR responsável pela condução do projeto. A superintendente Valéria Soares falou sobre mais essa etapa.
“Foi o momento em que o TRE afirmou que os estudantes passaram por todo o processo eleitoral de forma coerente, cumpriram todas as etapas e estão aptos a tomar posse. Agora, eles vão conhecer o Legislativo, as comissões, como se pode propor um projeto de lei e a rotina dos gabinetes, onde cada uma será apadrinhado por um deputado, e entender a atuação, tanto nas sessões quanto nos bastidores”, explicou.
A diplomação é o penúltimo ato do processo eleitoral do Parlamento Jovem Roraimense 2024. O próximo passo é a posse, que deve ocorrer em maio. Este ano, participaram estudantes de 11 escolas estaduais da capital e do interior, incluindo uma indígena, quando tiveram a oportunidade de conhecer o processo eleitoral para a escolha de seus representantes.
Participaram ainda do evento os deputados Aurelina Medeiros (Progressistas), Idazio da Perfil (MDB), o vereador Dr. Ilderson Pereira (PTB), o secretário adjunto da Seed, Marcelo Freitas, e a coordenadora da Escola Judiciária de Roraima, Ana Paula Macedo.
Mais registros do evento podem ser conferidos no álbum “Diplomação Parlamento Jovem”.
Participantes
O pleito ocorreu simultaneamente em seis municípios: Boa Vista, Cantá, Mucajaí, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis. Participam da edição 2024 do Parlamento Jovem as escolas estaduais Lobo D’Almada, Vanda da Silva Pinto, Gonçalves Dias, Senador Hélio da Costa Campos, José Vieira de Sales Guerra, Padre José Monticone, José de Alencar, os colégios estaduais militarizados Professor Carlo Casadio, Desembargador Sadoc Pereira, José Aureliano da Costa e a Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante.
Confira na lista abaixo os candidatos eleitos por escola e a quantidade de votos de cada um:
BOA VISTA:
Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio
Júlia Oliveira…………………… 88 votos
Arthur Aniceto…………………. 60 votos
Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto
Ryan Silva 244……………….. 134 votos
Amanda Fernandes…………. 99 votos
Escola Estadual Lobo D’Almada
Arthur Vinícius…………. 190 votos
Jamylle…………………… 123 votos
Renan Barbosa……………. 81 votos
Deise Lopes……………… 66 votos
Escola Estadual Gonçalves Dias
Mateus Araújo…………… 239 votos
Paulo Henrique…………… 106 votos
Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos
Tiago Pires………………. 66 votos
Freinyer José…………… 60 votos
Gabriel Reyes…………… 26 votos
ALTO ALEGRE:
Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira
Marcelo Ferreira……………… 78 votos
Eyshila Souza………………… 72 votos
CANTÁ:
Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa
Josué Miguel………………….60 votos
Nanda……………………..….19 votos
Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante
Janete Adão………………….29 votos
CARACARAÍ:
Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra
MBAPPE……………….…..72 votos
Letícia……………………..24 votos
MUCAJAÍ:
Escola Estadual Padre José Monticone
Vick Oliveira………………….72 votos
Saidimar Narvaez……………..56 votos
RORAINÓPOLIS:
Escola Estadual José de Alencar
Brenda Rodrigues…………………..118 votos
Pedro Lucas………………………….87 votos
Suzanne Oliveira
Janete Adão
Tiago Pires
Brenda Rodrigues
Arthur Vinícius
Graciete Sotto Mayor
Presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio