Setrabes promove semana estadual de formação para os profissionais do esporte

A ação faz parte do Programa Mais Esporte e Mais Cidadania e segue até o dia 28. – Fotos: Stephane Queiroz

O Governo de Roraima, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com as federações estaduais esportivas, realizou na quarta-feira, 24, a abertura da Semana Estadual de Formação Esportiva.

A Semana Estadual de Formação Esportiva que será realizada até o dia 28 de abril, se destaca como um momento ímpar para o aprimoramento das habilidades e competências dos profissionais envolvidos no universo esportivo, fortalecendo assim a base técnica e científica que sustenta o crescimento do esporte no Estado.

A ação faz parte do Programa Mais Esporte e Mais Cidadania, que é executado pela Coordenação de Políticas Públicas para o Esporte da Setrabes. O evento tem como objetivo elaborar e garantir a continuidade no processo de formação dos profissionais na área do esporte, incluindo entre as ações de estado a capacitação para aperfeiçoamento técnico.

Nesta primeira etapa serão ofertados cursos de formação e atualização em arbitragem nas modalidades de basquetebol, boxe, futsal, ginástica rítmica, handebol, jiu-jítsu, karatê, levantamento de peso olímpico, tênis de mesa, voleibol, xadrez, wrestling (luta livre) e powerlifting (levantamento de peso).

A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que é mais um evento de grande repercussão e impacto no esporte do Estado.

“Roraima é um Estado muito talentoso em várias modalidades esportivas, e a nossa primeira Semana Estadual de Formação Esportiva tem a finalidade de acrescentar, fortalecer e compartilhar conhecimentos em diversas modalidades. Agradecemos a parceria das federações, a presença dos árbitros internacionais que vieram exclusivamente participar do evento onde irão ministrar os cursos de arbitragem e a participação dos nossos atletas”, afirmou.

Segundo o árbitro internacional de handebol do IHF (International Handball Federation), Daniel Magalhães, o evento é um passo inicial que o Estado está oferecendo para profissionalizar o atleta no segmento de arbitragem.

“Durante os cinco dias de capacitação, iremos desenvolver e habilitar novos árbitros, além de projetar a carreira neste longo trabalho que tem pela frente com arbitragem profissional”, disse.

O diretor geral da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Ricardo Resende, falou que a ação tem o objetivo de garantir o processo de formação dos profissionais na área do esporte.

“Fico muito feliz por estar participando da Semana Estadual de Formação Esportiva aqui no estado de Roraima, onde a ginástica rítmica está sendo contemplada. Serão capacitados novos árbitros de Boa Vista, não tenho dúvida que essas ações reforçam o poder do esporte, parabéns ao governo do estado pela grande iniciativa”, finalizou.

Ágata Lima

 

 

Veja também

Topo