Hemoraima e Rede Amazônica reforçam chamamento para o Dia D da doação de sangue

A ação será realizada neste sábado, dia 27, das 9h30 às 12h, na sede da unidade. – Fotos: Ascom/Sesau

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) e a Rede Amazônica Roraima, afiliada à Rede Globo, realizaram nesta sexta-feira, 26, o chamamento para o “Dia D” da doação de sangue.

A ação será realizada neste sábado, 27, das 9h30 às 12h, na sede da unidade que fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto.

“É através dessas parcerias que podemos conseguir mais doadores, porque o nosso estoque do fator RH negativo está muito baixo e estamos precisando. Então, você que é doador e não pode vir na semana, venha amanhã, compareça aqui no Hemoraima”, ressaltou a assistente social voluntária da unidade, Terezinha Kahn.

Além de Roraima, a ação movimentará os demais estados, por meio da parceria das afiliadas Globo com os hemocentros espalhados em todo o país.

A ação também foi uma forma criativa que a emissora encontrou para promover a última temporada da série televisiva “Sob Pressão”, uma produção que ilustra o cotidiano de profissionais de saúde na árdua missão de salvar vidas.

“O programa tem como cenário um grande hospital público, e nós como mobilizadores e comunicadores temos o poder de transmitir informação e mobilizar a população para se tornarem doadores e aumentar a corrente do bem. Quanto à empresa, estreitamos os laços com nossos colaboradores para fazer uma ação tão importante”, destacou o chefe de programação do Grupo, Sandoval Freitas.

Colaboradora da empresa desde 2023, a jornalista Janara Rodrigues aproveitou a ação desta sexta-feira, 26, para ajudar a reforçar o estoque da unidade.

“Eu já sou doadora, fazia doação desde lá de Brasília, e agora aqui também com essa campanha, foi mais um motivo para eu poder vir fazer a doação. Assim como o ar que respiramos, o sangue também é essencial para a vida, e espero que com essa campanha, mais pessoas venham fazer esse ato voluntário tão bonito”, disse.

Além dos funcionários da Rede Amazônica, a unidade também recebeu o apoio de membros das igrejas Adventista do Sétimo Dia, Assembleia de Deus e de estudantes da Faculdade Claretiano.

Seja doador

Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, a pessoa é cadastrada e encaminhada para uma entrevista e em seguida por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é levado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

 

 

Veja também

Topo