Inscrições para o Exame Nacional de Jovens e Adultos começam nesta segunda-feira

Inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 10 de maio. – Foto: Ascom/Seed

Começa na próxima segunda-feira, 29, e segue até o dia 10 de maio as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2024. As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, neste site

O exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é destinado a pessoas que ainda não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio, mas desejam obter o diploma para dar continuidade à vida escolar.

“Podem fazer a prova pessoas que tenham no mínimo 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio na data da realização do exame”, explicou a analista educacional da Dieja (Divisão de Educação de Jovens e Adultos) da Secretaria de Educação e Desporto, Ana Alves de Sousa.

As provas serão aplicadas no dia 25 de agosto em todo o Brasil. Em Roraima haverá aplicação das provas nos municípios de Boa Vista, Uiramutã e Rorainópolis.

Competências e saberes

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi realizado pela primeira vez em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

O Encceja é realizado pelo Inep com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação. No ano passado foram registradas em todo o Brasil, 1.104.146 milhões de inscritos.

A emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Em Roraima, as unidades certificadoras são as escolas Lobo D’Almada e Maria das Neves Rezende para o Ensino Fundamental; e as escolas Monteiro Lobato e Ana Libória para o Ensino Médio.

Outras informações sobre o Encceja estão disponíveis no site do Inep.

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo