Os deputados estaduais aprovaram a entrega de honrarias para professoras, profissionais da saúde, uma militar, uma acadêmica e um ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). As comendas foram apreciadas durante a sessão desta terça-feira, 7.
A primeira a ser votada foi a proposta do deputado Lucas Souza (PL), que concede a Comenda Orgulho de Roraima para a soldado da Polícia Militar de Roraima Tamara Torres. Ela desenvolve o projeto social “Todos por Elas”, com foco no acolhimento de vítimas de violência doméstica. Cerca de 300 mulheres já foram atendidas pela iniciativa.
“O motivo de propor essa comenda é pelo trabalho exercido por Tamara Torres no combate à violência contra a mulher. O projeto ‘Todos por Elas’ tem ganhado uma proporção enorme em Roraima. E toda iniciativa que vem para fomentar o combate à violência contra a mulher, seja ela física, psicológica ou patrimonial, merece o nosso reconhecimento. Essas mulheres que trabalham diariamente por isso devem ser honradas”, declarou o parlamentar Lucas Souza.
Professores voluntários
Apresentado pela deputada Angela Águida Portella (Progressistas), o projeto de decreto legislativo que concede a Comenda Orgulho de Roraima a professores foi aprovado pelos parlamentares. Angela Águida explicou que, no ano passado, a Assembleia Legislativa, por meio do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), realizou o primeiro concurso de redação voltado aos desafios enfrentados pelos autistas na sociedade brasileira.
Durante a iniciativa, professores se voluntariaram para abordar a temática em outros espaços, como debates em podcasts, palestras nas escolas e sendo examinadoras das redações no concurso da Casa. Por isso, a deputada quer homenagear Gracinara Teixeira, Iris Ramirez, Juliana Morais, Rosidelma Fraga, Suênia Araújo e Maeli Soares (acadêmica).
“Motivadas pelo tema, elas se voluntariaram para acompanhar nosso trabalho, ensinando como fazer uma boa redação, foram as examinadoras, participaram de podcasts. Todo o trabalho feito em prol das pessoas com deficiência, em especial aos autistas, merecem nosso reconhecimento. Que possamos encontrar mais pessoas que dediquem tempo e conhecimento em prol da inclusão social”, enalteceu a deputada.
Outros PDLs aprovados
Um deles, do deputado Dr. Meton (MDB), concede a Comenda Orgulho de Roraima a Renê de Araújo Terra Nova, líder mundial do Ministério Internacional da Restauração (MIR). “Cresceu numa família equilibrada e recebeu de seus pais uma educação firme, o que lhe proporcionou um caráter solidificado. Nada mais justo do que apresentar por meio desta augusta e respeitável Casa de Leis esta singela homenagem”, destaca o parlamentar.
Outra proposição foi do deputado Coronel Chagas (PRTB), que concede a Comenda Ordem do Mérito Legislativo de Roraima a Marcus Vinicius Furtado Coêlho. Ele foi presidente da OAB Nacional entre 2010 e 2016 e atualmente é presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. “Pelo excelente trabalho desenvolvido com grande destaque profissional e, em reconhecimento por suas atividades, peço aprovação”, justificou Chagas.
Já o deputado Dr. Claudio Cirurgião (União) apresentou uma lista com 20 nomes de profissionais da enfermagem para receberem a Comenda Orgulho de Roraima. “Inegável e imensurável a grande contribuição dos agraciados para o desenvolvimento e promoção da saúde no Estado, sendo certo que são referenciais e orgulho para Roraima, conforme suas valorosas histórias e contribuições no serviço público e privado”, escreveu Claudio.
Fotos
Mais registros da sessão desta terça-feira (7) podem ser conferidos neste link.