A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), em parceria com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto), realizou nesta quarta-feira, 8, o Dia D de Promoção, Prevenção e Recuperação em Saúde Bucal para estudantes da rede estadual de ensino.
Na capital, as ações se concentraram no Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Vieira Borges, no bairro Canarinho; e na Escola Estadual Maria Raimunda Mota de Andrade, no Nova Canaã.
De acordo com a gerente de Odontologia Especializada da Sesau, Hadassa Silva, a realização do Dia D está atrelada às celebrações da assinatura da Lei n° 14.572, de 08 de maio de 2023, que decretou a saúde bucal como um serviço do Sistema Único de Saúde.
“Essa ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Educação, onde nós faremos essa ação em três escolas ao mesmo tempo. No Colégio Derly Luiz pela manhã atenderemos todos os alunos e pela tarde será com os funcionários. Em celebração a esse um ano da nossa lei de saúde bucal”, informou.
Para atender aos estudantes, foram mobilizadas as unidades móveis do Consultório Odontológico Itinerante da Sesau e Carreta Odontológica da Saúde, do programa “Sorriso é Arte” da Seed.
No interior, as ações foram realizadas no Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, unidade de ensino situada na sede de Alto Alegre; e na Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão, que fica na comunidade indígena Raimundão, também no município, atendendo aproximadamente 225 estudantes.
“Além dos serviços de odontologia, haverá palestras de prevenção, mostrando a importância de cuidar da nossa higiene bucal, e para isso há uma parceria com professores e alunos da Unama (Universidade da Amazônia) e técnicos do Núcleo de Odontologia da Sesau. No final da palestra entregaremos kit odontológico para que os alunos possam estar cuidando da sua higiene bucal”, completou Hadassa.
Os serviços
Durante a ação, os profissionais dentistas realizaram os mais variados atendimentos. Os mais comuns foram a limpeza, raspagem e restauração dentária dos estudantes, além de procedimentos leves e moderados, como manutenção corretiva e preventiva.
Os casos mais complexos foram direcionados para tratamentos específicos.
Estudante do 6º ano do CME Cel. PM Derly Borges, Erika Escórcio, de 11 anos, aproveitou a ação para buscar orientações com os especialistas. Para ela, as palestras ajudam a tirar dúvidas sobre a forma correta de cuidar da saúde bucal.
“Às vezes não temos muita noção do que estamos fazendo, e é bom poder fortalecer os conhecimentos agora com essas palestras e também ter os atendimentos que algumas crianças podem não ter, porque hoje em dia o dentista é um pouquinho caro e tem crianças que não têm muitas condições”, ressaltou.
Sorriso é arte
O programa de saúde bucal “Sorriso é Arte” levou atendimento odontológico gratuito para 14.545 estudantes da rede pública estadual de ensino durante o ano de 2023.
Em 2024, de fevereiro a abril, foram 3.980. O programa é desenvolvido pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria de Educação e Desporto.
“O Sorriso é Arte é um programa que o Governo já vem trabalhando há um bom tempo em toda a rede estadual na capital e no interior. São mais de 100 mil atendimentos para mais de 18 mil alunos que fizeram parte desse programa, que é magnífico e que vem trazendo qualidade de vida e sorriso nas nossas crianças”, disse o secretário da Seed, Mikael Cury-Rad.
Os atendimentos são realizados por meio de duas carretas odontológicas móveis que percorreram, até o momento, 56 escolas, sendo 25 da capital e 31 do interior. Os municípios atendidos, além de Boa Vista, foram Rorainópolis, São João da Baliza, Caroebe, São Luiz, Caracaraí, Iracema e Mucajaí. Já foram realizados 106.194 procedimentos.
Suyanne Sá e Magida Azulay Khatab