Com 16 votos, os deputados estaduais aprovaram na sessão ordinária desta terça-feira, 4, o Projeto de Lei (PL) nº 179/2023, apresentado pela parlamentar Tayla Peres (Republicanos), que institui a “Semana Estadual de Conscientização sobre a Escoliose Idiopática Adolescente (EIA)”, a ser realizada anualmente na última semana de junho.
De acordo com a Fiocruz, a doença é uma deformidade na coluna vertebral e do tronco que progride rapidamente durante o período de crescimento, sendo mais prevalente em meninas.
“Peço o apoio dos nossos nobres pares para a aprovação dessa matéria, porque esse é um assunto pouco falado, mas quem tem sofre muito com escoliose. Essa semana vem para que as pessoas tenham mais conhecimento e atendimento específico sobre esse problema de saúde”, disse Peres antes da aprovação da matéria.
Ações institucionais
Durante a semana, os Poderes Executivo e Legislativo deverão promover a realização de palestras e debates em espaços e escolas públicos, campanhas educativas de informação e conscientização da população a respeito desse desvio de coluna, de suas características e de como pode ser detectado e tratado.
A matéria também prevê que os prédios públicos possam ser iluminados de verde, cor internacionalmente usada para a conscientização sobre a doença.
Junho Verde
Junho Verde é o mês da conscientização sobre a escoliose idiopática adolescente, uma patologia que acomete 3% da população mundial de 0 a 18 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), totalizando mais de 50 milhões de crianças no mundo. No Brasil, são mais de 1,6 milhão.
Em 27 de junho, é celebrado o “Dia Internacional da Conscientização sobre a Escoliose Idiopática”, cujo propósito é sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para mitigar as sequelas da doença.