Durante audiência pública da Comissão da Pessoa com Deficiência na Câmara dos Deputados, o deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR) voltou a cobrar do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio de Almeida, urgência na ampliação do apoio às pessoas com deficiência na região Norte, especialmente em Roraima.
Zé Haroldo ressaltou que o Norte enfrenta desafios únicos no que diz respeito à inclusão e assistência às pessoas com deficiência, e é fundamental que as políticas e os esforços governamentais estejam alinhados e focados na redução das desigualdades regionais. “A realidade exige uma rede de proteção e cuidado, capaz de abraçar as necessidades variadas e complexas desta parcela da população. Portanto, reforço o meu apelo pela priorização dos investimentos para o fortalecimento dos Centros Integrados de Atenção às Pessoas com Deficiência”, salientou.
Na ocasião, o deputado Zé Haroldo destacou ainda o valioso trabalho empreendido pelos Centros Integrados de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD), no estado de Roraima. No entanto, ele enfatizou a necessidade de promover a permanente melhoria dos serviços e a ampliação das atividades. “Diante dos desafios, precisamos promover a permanente melhoria dos serviços, além da expansão das atividades e, por isso, a importância que ações propostas pelo Ministério estejam alinhadas aos anseios dos nossos estados”, declarou.
Zé Haroldo relembrou uma discussão com o ministro em agosto de 2023 e questionou os avanços no apoio ao CIAPD desde então. “Tenho acompanhado de perto o trabalho em Roraima. As dificuldades persistem: falta de infraestrutura adequada e necessidade de reforço das equipes são questões recorrentes.”
Em resposta, o ministro Sílvio de Almeida assegurou que o estado de Roraima já está na rota de adesão ao Programa Viver sem Limite, o que permitirá um maior investimento e suporte às políticas de cuidado para as pessoas com deficiência.
Zé Haroldo finalizou sua fala pontuando que continuará vigilante e cobrando as melhorias necessárias para garantir que nossas pessoas com deficiência tenham o suporte e a assistência que merecem.