Os estudantes Vick Oliveira, Deise dos Santos Lopes e Paulo Henrique Carvalho da Cruz, eleitos Parlamentares Jovens Roraimenses em 2024, participaram na tarde desta sexta-feira, 7, no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, de ensaio preparatório para sessão de posse que vai ocorrer na próxima quarta-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Roraima.
Conduzido pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa de Roraima, em parceria com a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) e TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o Parlamento Jovem Roraimense é um projeto para engajar estudantes do 1º ano do ensino médio nas diferentes etapas do processo de seleção de representantes políticos.
Neste encontro, a presidente e os dois secretários ad hoc foram instruídos a leitura do Termo de Posse, juramento, condução até a Mesa Diretora e seguimentos dos demais colegas junto aos parlamentares padrinhos. As instruções integram o rito no Regimento Interno da Casa Legislativa.
“Por ser uma cerimônia e tem muitos detalhes, é um procedimento normal até mesmo com os deputados nós fazemos um ensaio para que no dia, com público e transmitido pela TV, ocorra tudo bem”, explicou o diretor de Processo Legislativo, da Superintendência Legislativa da Assembleia, Daniel Garcia.
Thayamilly Oliveira, cujo nome parlamentar é Vick Oliveira, é a PJR mais velha e conduzirá a abertura da Segunda Legislatura do Projeto do Poder Legislativo. “Estou bem feliz por ter sido convidada a ficar junto aos secretários e eu acho muito importante também porque sou do interior e quero mostrar ainda mais meu município”, disse a estudante que defende a substituição de livros didáticos impressos por tablets com conteúdo em PDF.
Vick esteve acompanhada da assistente de aluno Leuziane Aguiar que ressalta a participação de mais jovens no processo político. “Acho muito importante para o desenvolvimento do aluno para que ele veja um novo ambiente, para se adaptar e ver novos horizontes, assim como acompanhar, pois o jovem tem que ter mais liberdade e ver como funciona [o Poder Legislativo]”, contou Leuziane.
A chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa, Silvia Macedo, conduziu o ensaio. Ao lado dos participantes, ela acompanhou as leituras, passou dicas de entonação de voz, de comportamento e guiou os passos de cada um conforme o cargo desempenhado para a sessão de instalação.
“Muito gratificante, pois eu precisava deste momento com eles, com a presidente jovem eleita que vai conduzir o rito e é fundamental neste momento e com os dois [secretários] ad hoc. Dia 11 será o ensaio geral e eles já estarão habituados com o roteiro”, complementou Silvia.
Entre as novidades para esta edição do Parlamento Jovem Roraimense está a participação de cinco escolas do interior de Roraima, sendo uma delas indígena. “Nesse momento partimos para a segunda etapa do Parlamento Jovem. Na primeira fizemos a mobilização que culminou na eleição e nesta segunda parte a gente começa com as posses”, enfatizou a mobilizadora do projeto, Karen Barroso.
Confira os parlamentares jovens roraimenses, eleitos para segunda Legislatura do projeto, por município e escola:
BOA VISTA
Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio: Júlia Oliveira e Arthur Aniceto
Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto: Ryan Silva 244 e Amanda Fernandes
Escola Estadual Lobo D’Almada: Arthur Vinícius, Jamylle, Renan Barbosa e Deise Lopes
Escola Estadual Gonçalves Dias: Mateus Araújo e Paulo Henrique
Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos: Tiago Pires, Freinyer José e Gabriel Reyes
ALTO ALEGRE
Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira: Marcelo Ferreira e Eyshila Souza
CANTÁ
Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa: Josué Miguel e Nanda
Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante: Janete Adão
CARACARAÍ
Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra: MBAPPE e Letícia
MUCAJAÍ
Escola Estadual Padre José Monticone: Vick Oliveira e Saidimar Narvaez
RORAINÓPOLIS
Escola Estadual José de Alencar: Brenda Rodrigues e Pedro Lucas