Conectividade em Roraima é destaque no Fórum Conectarr

Ações do Infovia Roraima no Programa Conecta MCTI, que promete melhorar a infraestrutura de conectividade para educação, pesquisa e serviços públicos e privados até 2026. – Fotos: Ascom Seadi

O Fórum Conectarr, realizado em Boa Vista e promovido pelo Governo do Estado, trouxe à tona discussões sobre os programas Norte Conectado, Wi-Fi Brasil, PTT-Roraima e o Projeto OpenCDN. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 21, na sede do Sebrae, reunindo diversos atores para debater as oportunidades e desafios da conectividade em Roraima.

Durante o encontro, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) e a Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima). O acordo visa fortalecer iniciativas ligadas às redes de comunicação e tecnologias avançadas de informação.

“Estamos cada vez mais dependentes da conectividade, mas Roraima enfrenta sérios problemas de internet. Precisamos de ações que garantam uma conectividade estável, favorecendo os serviços e a economia local”, afirmou o titular da Seadi, Marcio Grangeiro.

O diretor da RNP, Nelson Simões, ressaltou as ações do Infovia Roraima no Programa Conecta MCTI, que promete melhorar a infraestrutura de conectividade para educação, pesquisa e serviços públicos e privados até 2026.

O coordenador técnico da Seadi, Reginaldo Rubhi, destacou que o Fórum Conectarr promoveu networking e buscou soluções para as crises sociais causadas pela falta de conectividade. “Este encontro é crucial para encontrarmos soluções coletivas que minimizem os impactos das falhas de conectividade em nosso dia a dia, afetando desde pagamentos com cartão e pix até segurança, saúde, educação e trabalho”, afirmou.

A Mesa Redonda, sob o tema “Colaboração entre academia, governo e setor privado na redução dos impactos das falhas de conectividade”, contou com a presença de representantes das operadoras Neerlan Amorim, Albert Lima, Nelson Simões, Kleber Lira e Paulo Martins.

O diretor da Faperr/Daf, José Beethoven Barbosa, também avaliou a realização do Fórum Conectarr. “A comunidade científica local alcançará maior desenvolvimento e competitividade comparável aos grandes centros do país no que se refere à velocidade. Esse é o papel da Faperr: promover o avanço da ciência e tecnologia em nosso Estado”, concluiu.

Michel Sales
Topo