Com obras em andamento previstas para serem concluídas ainda este ano, o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth poderá se chamar Dr. Alceste Madeira de Almeida, em homenagem ao médico morto em acidente de carro em dezembro de 2021. A mudança foi proposta pelo Projeto de Lei (PL) nº 131/2024, aprovado na sessão desta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).
Localizada no bairro São Francisco, em Boa Vista, a maternidade Nossa Senhora de Nazareth passa por reforma e ampliação da estrutura física. Conforme o autor do PL, deputado Dr. Claudio Cirurgião (União), a homenagem a Alceste Madeira é um reconhecimento aos seus mais de 50 anos dedicados à medicina em Roraima, com ênfase à ginecologia e obstetrícia.
“Por reconhecer o trabalho técnico e humanizado que ele desenvolveu em Roraima ao longo de uma vida dedicada à medicina e a cuidar das pessoas”, lembrou com carinho o parlamentar que enfatizou ter dividido com o homenageado conhecimentos e experiências.
Dr. Alceste Madeira morreu em um acidente na BR-174 em 15 de dezembro de 2021, quando retornava para Boa Vista após a realização de cirurgias em Rorainópolis, a 353 quilômetros da capital. “Ele cuidava de gerações, ajudava a cuidar de toda a família”, complementou Cirurgião.
Em aparte, a deputada Aurelina Medeiros (Progressistas) se lembrou da conversa com Alceste dois dias antes da morte do médico e amigo. “Ele deixou uma lacuna que não se preenche pela presença e dedicação. A vida dele era no hospital”.
A matéria seguirá para apreciação do Poder Executivo que poderá sancionar em Diário Oficial Eletrônico ou vetar, parcial ou integralmente.
O Plenário da ALE-RR aprovou ainda, de maneira simbólica, o Projeto de Decreto Legislativo nº 43/2023 apresentado pela deputada Tayla Peres (Republicanos), que reconhece as ações de Cláudio Nunes Vieira frente à capoeira em Roraima e a transformação na vida de jovens e adultos envolvidos no esporte.