Faculdade de Medicina de Itacoatiara-AM oferece programa de apoio e inclusão para a comunidade acadêmica

Alunos de Roraima estão entre os que estudam no município amazonense. – Fotos: Ascom/Afya

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, no Amazonas, investe no bem-estar e na inclusão da sua comunidade acadêmica, através de um programa robusto de suporte pedagógico e psicológico. A iniciativa visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e garantir a saúde mental e emocional dos estudantes, docentes e funcionários administrativos.

O Núcleo de Experiência Discente (NED) foi criado para proporcionar um ambiente de apoio integral, que se estende também aos colaboradores da faculdade e não apenas aos alunos. O núcleo, além disso, é um espaço de atendimento e acolhimento, para os que enfrentam desafios relacionados ao aprendizado e ao convívio social.

Este programa é especialmente importante para ajudar na adaptação de alunos que chegam de outros estados ou municípios para cursar Medicina em Itacoatiara. É o caso, por exemplo, de estudantes de Roraima, pela proximidade geográfica. Ao proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo, a faculdade reafirma seu compromisso com a excelência educacional e o bem-estar de toda a sua comunidade.

Esse é o caso do estudante Roberto Junior Vasconcelos Santos, que veio de Boa Vista-RR e cursa o 1º período de Medicina. Ele confessa que, por meio do NED, passou a se sentir mais confortável e mais à vontade, na cidade que escolheu para estudar, no caso Itacoatiara. “Sinto-me bem, acolhido e, assim, a adaptação, por meio do núcleo, foi mais fácil. Em Itacoatiara, as pessoas são muito hospitaleiras e na faculdade encontrei o apoio necessário à convivência com outros colegas de lugares diferentes”, resume o estudante.

O NED tem a coordenação da psicóloga Suellen Romão, que atua em parceria com a psicopedagoga Thayse Tayanne Sanches. “O núcleo está preparado para oferecer aconselhamento e encaminhamento gratuitos, conforme as necessidades individuais de cada um, seja em atendimentos individuais ou em grupo”, destaca Suellen Romão.

A psicóloga da Afya de Itacoatiara enumera algumas questões para as quais os profissionais têm sido de grande ajuda. Dentre elas, a resolução de problemas e conflitos que afetam o desenvolvimento psicossocial e profissional, incluindo dificuldades de adaptação, gestão de tempo e ansiedade.

“O núcleo também promove a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas, como deficiências visuais, auditivas, intelectuais, físicas, múltiplas deficiências, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista. O propósito é garantir a plena emancipação e inclusão nos sistemas de ensino”, detalha a psicóloga.

O acolhimento é outro pilar do NED. Desde o momento em que o aluno ingressa na faculdade, o núcleo oferece suporte contínuo, ajudando na adaptação, seja à nova cidade – no caso de estudantes que vêm de outros estados ou municípios – ou à metodologia adotada pela instituição, que integra o Grupo Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil. A metodologia ativa é uma estratégia que consiste em incentivar os alunos a aprenderem de forma participativa, por meio de problemas e situações reais, colocando-os em contato com o mercado, desde o ingresso na faculdade.

Para ajudar os alunos nessa adaptação, a psicóloga explica que um dos recursos de reforço é o projeto de apadrinhamento. “Os alunos veteranos se inscrevem para serem padrinhos dos calouros, auxiliando-os tanto na adaptação ao ambiente acadêmico quanto na integração à vida na nova cidade”, detalha.

A diretora-geral da Afya de Itacoatiara, Helen Oliveira, ressalta que o núcleo é um recurso disponível para todos. “Desde o primeiro período até a formatura, os estudantes podem contar com esse apoio em todas as etapas de sua jornada acadêmica. Nossa missão é clara: promover o bem-estar acadêmico e ajudar a comunidade a superar dificuldades relacionadas ao aprendizado, organização do tempo, adaptação e acessibilidade”, justifica a diretora.

Helen Oliveira descreve o Núcleo de Experiência Discente da Afya de Itacoatiara como um exemplo que mostra que uma instituição que pode ir além do ensino tradicional, oferecendo suporte integral e personalizado para garantir que cada membro da comunidade acadêmica possa alcançar seu pleno potencial. “Com essas iniciativas inovadoras e inclusivas, o NED se consolida como um pilar fundamental na promoção de um ambiente saudável e acolhedor”, ressalta.

Nais Campos
Topo