Na quarta-feira, 3 de julho, inicia o recesso escolar para os 77.687 estudantes da rede estadual de ensino matriculados nas 371 escolas da capital, interior e de comunidades indígenas.
O recesso finaliza no dia 17. Nos dias 18 e 19 do mesmo mês, os professores retornam às escolas para o planejamento do novo semestre letivo e também passarão por uma capacitação. Já os estudantes retornam às salas de aula no dia 22 de julho.
O primeiro semestre letivo de 2024 teve 100 dias letivos. As aulas ocorreram sem intercorrências e com tranquilidade. O primeiro bimestre letivo foi de 5 de fevereiro a 22 de abril. O segundo bimestre, de 23 de abril a 2 de julho.
Após o recesso escolar, terá início o 3º bimestre, que vai de 22 de julho a 30 de setembro. O 4º bimestre está previsto para iniciar no dia 1º de outubro, seguindo até 17 de dezembro.
Na Escola Estadual Monteiro Lobato, por exemplo, o semestre foi de muito trabalho e produção. Por ser uma escola de Ensino Médio, foram recebidos muitos alunos novos, vindos do ensino fundamental.
“Nós trabalhamos bastante o protagonismo juvenil. Os adolescentes precisam disso. E com relação ao pedagógico, foi um trabalho muito bom porque os alunos precisam estudar, se dedicar. Toda a escola é voltada para o sucesso do aluno, tanto no vestibular quanto em concursos públicos”, disse a gestora da escola, professora Rozmeri Biensfield.
O ano de 2024 encerrará com 200 dias letivos e 800 horas de aula, conforme preconiza a legislação vigente. O período que vai de 18 a 20 de dezembro está reservado para a recuperação final. O ano letivo 2024 encerra dia 26 de dezembro, quando iniciam as férias escolares, que seguem até 24 de janeiro de 2025.