Parque do Rio Branco: um legado turístico e de transformação social em Boa Vista

O mais belo cartão-postal da cidade é símbolo de desenvolvimento e modernidade. – Fotos: Semuc/PMBV

Inaugurado em 20 de dezembro de 2020, o Parque do Rio Branco é hoje o maior e mais importante complexo turístico de Roraima. Boa Vista ganhou um presente que representa uma verdadeira transformação social, pois no local onde as pessoas sofriam com frequentes alagamentos devido a cheia do rio e diversos problemas sociais, hoje se encontra o mais belo cartão-postal da cidade.

Lá é possível desfrutar de diversos atrativos, dentre eles, o Mirante Edileusa Lóz, que inclusive já foi destaque nacional em 2021, sendo listado entre os dez melhores mirantes com vistas incríveis do país pelo portal da CNN Brasil. No maior observatório construído da região Norte os visitantes têm uma visão panorâmica de toda a cidade. São cerca de 120 metros de altura da base até a parte mais alta da estrutura.

A turista Salete de Oliveira Reis, 60, é de Santarém, Pará, mas todos os anos vem à Boa Vista e se diz apaixonada pela cidade. Esse ano, ela trouxe o filho Felipe Reis, 33, e a amiga Vilma Cléa Silva, 62. E no roteiro de passeios estava o Parque do Rio Branco.

“Cidade que amo por ter acolhido meus filhos. Para mim é sempre um prazer e um privilégio estar aqui. O Parque é um lugar espetacular, já é a segunda vez que venho no Mirante. O que eu mais gosto é de ver o arco-íris e o pôr do sol de cima. Boa Vista é linda demais, está de parabéns porque é uma cidade jovem e bem cuidada. Para mim é uma inspiração, é um exemplo que levo para a Santarém, para os políticos de lá conhecerem e se inspirar nessa cidade linda”, declarou.

Outro atrativo que enche os olhos não só dos turistas mas também da criançada, é a maior Selvinha Amazônica. Como não se encantar com mais de 160 elementos lúdicos da fauna e flora amazônica? São oito cenários interativos, com área seca e molhada, que é um verdadeiro parque de diversão.

É o lugar perfeito para a autônoma Oneida Marina, 27 anos, e esposo Regivaldo, 37, levar as gêmeas Ester e Noemi, 11 meses, para um passeio e interagir nesse espaço lúdico e colorido. “Eu acho muito bom compartilhar momentos com nossas filhas aqui. É um espaço que dá para aproveitar de todas as formas. Boa Vista é uma cidade acolhedora e o que eu mais gosto é que a gestão foca muito nas crianças, que é o futuro do país”, disse.

O espaço conta ainda com outros atrativos, como o espelho d’agua em formato de meia-lua, calçadões propícios para a prática de caminhada, praia urbanizada às margens do rio, quadras de esportes e muito mais.

O que era bom, ficou ainda melhor

O Parque ficou ainda mais completo com a interligação à Orla Taumanan. A passarela construída foi inaugurada em outubro de 2021. A obra modernizou e integrou os dois maiores pontos turísticos de Boa Vista, facilitando o lazer e o entretenimento das pessoas.

Fomento ao empreendedorismo

A Feirinha de Artesanato e Gastronomia do Parque do Rio Branco também é outro atrativo do local. Lá funciona toda sexta, sábado e domingo e os visitantes contam com uma variedade de opções de comidas, artesanatos, acessórios e vestuários. A empreendedora Luyanne Silva, 24 anos, trabalha com acessórios artesanais com pedras e cristais naturais e desde 2021 comercializa na feirinha.

“Aqui é uma vitrine de oportunidades. A feira acontece três dias na semana e sempre tem público aqui para apreciar nosso trabalho, principalmente quando tem eventos. Para a gente é uma importante fonte de renda, movimenta a economia do nosso estado. Eu vivo só da Flor do sol, não tenho outra fonte de renda, então a feirinha pra mim é maravilhosa. A gente recebe muitos turistas, e eles sempre falam que esse espaço aqui é privilegiado. É muito bom fazer parte de toda essa história”, declarou.

Grandes eventos neste cenário incrível

Réveillon – O primeiro réveillon do município no Parque do Rio Branco aconteceu na virada de 2021/2022. Desde então, todos os anos é sagrado e já foram três edições. Um lugar aconchegante, uma bela vista, um clima gosto e uma programação pra lá de especial. É assim que as famílias aproveitam para se despedirem do ano velho e comemorar a chegada do ano novo.

Mormaço cultural – O parque também recebe um dos maiores festivais de artes integradas da Região Norte. A 3ª edição vai acontecer este ano, entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro. Com uma programação multicultural, o Mormaço é um verdadeiro caldeirão de talentos, justamente porque os artistas da terra se juntam com os nacionais, levando muita arte, cultura e emoção para o público.

Casamento coletivo Enfim, casados! – O principal cartão-postal de Roraima também é o cenário escolhido para a celebração do casamento coletivo em Boa Vista. O evento é promovido pela Prefeitura e Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE). A 2a edição aconteceu este ano. Foi neste cenário incrível que mais de 450 casais disseram o “sim” no momento do matrimônio.

Ceiça Chaves
Topo