A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 3, três projetos que reconhecem e valorizam a cultura roraimense. Dois desses projetos, de autoria do deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), foram aprovados na Comissão de Cultura, enquanto um terceiro, sob sua relatoria, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Na Comissão de Cultura, uma das proposições aprovadas reconhece a Damurida, prato típico de Roraima, como manifestação da cultura nacional. Segundo o deputado Zé Haroldo Cathedral, a receita é sagrada para os povos indígenas e transmitida de geração em geração. Os indígenas da etnia Wapichana promovem anualmente a Festa da Damurida, destacando sua importância cultural e regional.
Outro projeto aprovado declara a Capitiana, rede de dormir típica de Roraima, como patrimônio cultural imaterial dos roraimenses. A Capitiana é uma rede artesanal confeccionada em couro não curtido de bovinos, muito utilizada no interior do estado. É usada tanto como meio de descanso quanto como adorno de residências, devido ao seu material nobre e à sua complexidade artesanal.
Na CCJC, os parlamentares aprovaram o parecer favorável do deputado Zé Haroldo, que confere ao município de Boa Vista, no Estado de Roraima, o título de Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha. O autor da proposta, deputado Stélio Dener (Republicanos-RR), justificou que em Roraima, devido à influência indígena, a paçoca faz parte da culinária cotidiana, sendo consumida como complemento do prato principal, lanche e até como item do café da manhã. “Em 2018, Boa Vista entrou para o livro dos recordes Guinness Book com o selo de maior paçoca do mundo, com 1.023 kg, servida para 30 mil pessoas. Em 2023, foram servidos mais de 1.130 kg da iguaria,” ressaltou.
Zé Haroldo Cathedral expressou sua satisfação com as aprovações, destacando a relevância deste reconhecimento nacional para a identidade e coesão social da comunidade roraimense. “Nossa cultura roraimense é vasta e rica, mas infelizmente ainda não é muito conhecida no cenário nacional. Hoje, podemos dizer que tivemos um dia dedicado à cultura roraimense no parlamento Federal. Estou muito feliz com a aprovação desses projetos, que mostram a linda miscigenação que temos entre os povos originários e outras culturas, principalmente dos nordestinos. Parabéns ao meu colega Stélio Dener pela parceria. Nosso trabalho aqui na Câmara Federal não está apenas voltado para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, mas também para a valorização de tradições e práticas culturais locais. Esse é o nosso compromisso: tornar a cultura roraimense conhecida nacionalmente”, salientou.