Ter uma Unidade Básica de Saúde (UBS) perto de casa é o sonho de todos aqueles que não têm esse privilégio. Nessa sexta-feira, 5, foi a vez da prefeitura realizar o sonho das centenas de famílias que vivem na região do PA Nova Amazônia. Além de ser a quarta unidade entregue pela gestão neste ano, a UBS Marta Almeida Machado é a primeira implantada na zona rural de Boa Vista.
A partir de agora, os moradores das comunidades Murupu e Truaru, além de localidades próximas, passam a ter acesso a consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de farmácia, sala de vacina, sala de curativo e outros serviços. Tudo isso em uma estrutura moderna, ampla e preparada para melhor atender as pessoas mais perto das suas casas, conforme destacou o prefeito Arthur Henrique.
“Vai dar dignidade para as pessoas e oportunidade de emprego para os profissionais que vivem na região. Esse é um sonho que foi vivido tanto pela gestão, quanto pela comunidade do PA Nova Amazônia. E com muito compromisso a gente chegou aqui. O dia 5 de julho entra para a história com a primeira UBS da zona rural de Boa Vista”, falou.
Antes da unidade, os moradores percorriam cerca de 70 km para buscar atendimento na zona urbana. Era o caso da Marlene Santana, que presenciou a inauguração de perto junto com o neto.
“Sou hipertensa há anos, então tenho que acompanhar constantemente minha saúde. Não precisar mais me deslocar para a cidade é uma felicidade grande. Agora eu posso me cuidar perto da minha casa e com mais conforto”, disse.
Mais saúde perto de casa
Quem também acompanhou a abertura da UBS Marta Almeida Machado foi a moradora Ildeane Vieira Lopes. Acompanhada do marido e dos filhos, ela agradeceu e comemorou a conquista. “É uma luta que a gente tinha há tempos e agora se tornou realidade. Ter a garantia que vou poder trazer minha filha e minha família para receber atendimento tão perto de casa é muito gratificante”, contou.
Uma das médicas da unidade é a Jéssica Marcos. Para ela, a inauguração da UBS tem um significado diferente. “Moro aqui há 20 anos. Meus pais vivem aqui. Vou trabalhar perto de casa e, além disso, vamos garantir um atendimento mais qualificado, porque vamos atuar para conhecer cada paciente que entrar aqui”, falou.