Problema de visão: Roraima tem mais de 43 mil condutores com restrição visual na CNH

42.492 motoristas utilizam lentes corretivas; 62 são vedados de dirigir após o pôr-do-sol; e 1.268 possuem visão monocular. – Fotos: Ascom/Detran-RR

Em Roraima, o número de condutores com restrição visual na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) aumentou de 19.478 para 43.822 nos últimos 10 anos, o que corresponde a um crescimento de 125%.

Sobre as restrições visuais em Roraima, 42.492 motoristas utilizam lentes corretivas; 62 são vedados de dirigir após o pôr-do-sol; e 1.268 possuem visão monocular. O total de todas as restrições é de 46.105.

Também foi constatado que, no mesmo período, houve um aumento de 46% no número de condutores habilitados no estado. Em 2014, eram 121.270, e em 2024, esse número passou para 177.379 motoristas com CNH.

Os dados são da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), analisados pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).

O diretor de controle de condutores e veículos do Detran-RR, José Raimundo Rodrigues, informou que esse aumento em dez anos é bastante significativo. “Por conta disso, se faz necessária a prevenção e o diagnóstico de doenças, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e a segurança das pessoas”, destacou.

Fatores

Diversos fatores contribuem para a crescente demanda por cuidados oculares entre os motoristas: o envelhecimento da população, a exposição prolongada às telas de celulares e computadores, e o aumento da incidência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e estresse.

Maus hábitos de vida, como alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, também contribuem para o surgimento de problemas de saúde relacionados à visão. Esses elementos ressaltam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças oculares.

Edilson Rodrigues
Topo