Assim como vem ocorrendo em anos anteriores, as equipes do Serviço Social da Indústria de Roraima (Sesi-RR) se destacaram mais uma vez na Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorreu no dia 13 de julho, evento que foi aberto ao público.
Neste ano a competição contou com 19 equipes inscritas de diversas instituições, no entanto, os lugares mais altos do pódio foram garantidos pelas equipes da escola do SESI, que deram um verdadeiro show nas performances dos robôs.
Na categoria Nível 1, o primeiro lugar ficou com a Estrela do Norte, e em segundo a vaga foi da Coretech. Na categoria nível 2, a medalha de ouro foi para a Engenheiros em Ação, e o segundo lugar foi garantido pela Macunaima. As duas equipes que ficaram em primeiro lugar foram classificadas para participar da etapa nacional, que vai ocorrer em Goiânia-GO, no período de 11 a 17 de novembro.
A OBR é uma iniciativa que busca estimular jovens a desenvolverem competências em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de promover o trabalho em equipe, a inovação e a solução de problemas. A competição é um verdadeiro espetáculo de inteligência e criatividade, onde os robôs são os protagonistas de desafios emocionantes e surpreendentes.
O evento foi uma excelente oportunidade para o público conhecer de perto o talento dos estudantes roraimenses e se inspirarem com as soluções tecnológicas desenvolvidas por eles.
Para o professor e coordenador das equipes de Robótica, Dennis Padilha, o resultado positivo na OBR é fruto de muito trabalho e dedicação dos alunos e demais pessoas envolvidas no sucesso das equipes. Agora, segundo ele, o foco é a preparação para o nacional.
“Todo ano é uma sensação nova com as nossas conquistas. O desempenho do Sesi foi extraordinário, onde ficamos em 1º, 2º e 4º lugares no nível 1. E 1º e 2ª lugares no nível 2. Nossos alunos são dedicados, comprometidos e bastantes competidores, não medem esforços para melhorar cada vez mais. Nossas aulas os alunos são preparados para programar, criar estratégias, solucionar problemas e lhe dá com a pressão e os estresses que uma competição requer. Além de trabalhar o raciocino lógico, pensamento computacional, design e engenharia. Com todas essas habilidades vamos para o nacional em Goiânia, pleitear uma vaga para o torneio mundial. Roraima mais um vez será bem representada na etapa nacional”, destacou Dennis.