A participação do homem no planejamento familiar e no cuidado com a própria saúde foram os principais eixos de discussão de um encontro promovido pela Sesau (Secretaria de Saúde) nesta quarta-feira, 17, no auditório da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.
A ação, em parceria com o Ministério da Saúde, é mais uma iniciativa que visa fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, uma estratégia em vigor no país desde 2009.
“Quando a gente aborda a saúde do homem, a intenção é que ela se torne mais resolutiva, a fim de desenvolver um cuidado integral para a saúde da família como um todo. Incluir os homens é necessário para aproximá-los das pautas de cuidados, pois é comum da cultura da qual fomos criados de que não podemos sentir dor, afastando-nos de qualquer prática de cuidado”, destacou o assessor técnico da Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Rafael Pessoa Albuquerque.
Segundo a coordenadora Geral de Atenção Básica da Sesau, Cinthia Brasil, todos os 15 municípios foram convidados para a ação, e cada gestor encaminhou um enfermeiro ou um médico que atua na Estratégia Saúde da Família.
“A ação traz para a discussão a saúde do homem; a importância do pré-natal para o casal; e a paternidade segura voltada para as políticas da primeira infância, principalmente no momento em que há discussões sobre o Plano Nacional da Primeira Infância, das questões da saúde, permitindo que essa criança tenha uma infância saudável e uma vida adulta segura”, afirmou a coordenadora Geral de Atenção Básica da Sesau, Cinthia Brasil.
Médico da Unidade Básica de Saúde João Maia da Silva, no município de São João da Baliza, Rafael Cardoso, classificou a atividade como extremamente relevante, visto que muitos homens não costumam procurar os serviços de saúde de forma a prevenir problemas ainda mais graves no futuro.
“A importância desse tipo de ação é que ela possibilita uma troca de conhecimento, para que nós possamos levar o que a gente aprendeu para o nosso município. Isso ajuda a fortalecer a atenção à saúde do homem, fazendo ele ter esse cuidado, pois geralmente eles só procuram uma UBS quando as suas companheiras obrigam ou quando realmente estão doentes”, pontuou.
Cuidados com a saúde
Por meio da Coordenadoria Geral de Atenção Básica, a Sesau leva educação sexual e reprodutiva de forma itinerante a órgãos públicos e privados, com foco no público masculino.
Na área ambulatorial, os homens têm acesso a serviços especializados de urologia, tendo como referência a Policlínica Coronel Mota.
Para acessar o serviço, o interessado deve solicitar a avaliação com especialista, por meio de uma Unidade Básica de Saúde, que encaminhará a demanda para o ambulatório de urologia do Coronel Mota (via SisREG). A data e horário da consulta podem ser acompanhados pelo aplicativo “Meu SUS Digital”.
Feito a consulta, o especialista fará os encaminhamentos necessários para garantir o acesso pleno aos exames necessários, como PSA (Antígeno Prostático Específico), Toque Retal, Ultrassonografia e Biópsia.
Em casos onde há a confirmação do câncer de próstata, o paciente pode buscar tratamento na Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima), que funciona no complexo hospitalar HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).