A secretária Especial da Mulher e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputada estadual, Joilma Teodora protocolou na Casa Legislativa, o Projeto de Lei nº. 157/2024, que cria a campanha permanente “Dirija como uma mulher”.
A ação tem como finalidade o combate ao assédio e o preconceito de gênero, entre outros atos discriminatórios ou violentos contra a mulher no trânsito.
“É dever do poder público assegurar à população feminina as condições para o exercício efetivo do direito de ir e vir, à vida, principalmente no trânsito. Não podemos esquecer que temos como base, inúmeros dados de órgãos de defesa do trânsito, no qual afirmam que grande parte dos acidentes em ruas e estradas é cometida por homens.”, destacou a parlamentar.
Conforme a proposição, a além das garantias, a campanha permanente “Dirija como uma Mulher” ainda atuará em caráter educativo, com a divulgação em cartazes sobre informações de assédio e preconceito de gênero, com a disponibilização de números de telefones de órgãos públicos responsáveis pelo acolhimento e atendimento das mulheres.
Em seu conteúdo, matéria da parlamentar está baseada em dados referentes a multas registradas no aplicativo Zul+, da Estapar Estacionamentos, publicados recentemente, no qual apontam que 79% das infrações de trânsito são cometidos por homens, contra 21% das mulheres. “Vale ressaltar que o combate aos crimes contra a mulher, principalmente no trânsito, devem ser denunciados, porém é dever do Estado conscientizar a todos os envolvidos. A ação terá papel importante de acabar com o péssimo estereótipo de que mulher no volante é perigo constante”, alertou Joilma.