UFRR inaugura usina fotovoltaica e reforça compromisso com práticas inovadoras e sustentáveis em Roraima

Economia em custos de energia elétrica e sustentabilidade ambiental são algumas das vantagens da implantação do equipamento no campus Paricarana. – Fotos: Ascom /UFRR

A Universidade Federal de Roraima vai inaugurar a sua usina fotovoltaica nesta segunda-feira, 22, às 8h30, no campus Paricarana. A usina ficará instalada em uma área que fica de frente ao Centro Amazônico de Fronteiras (CAF).

A implantação da usina fotovoltaica é uma iniciativa de infraestrutura que estava constante no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRR. O projeto configura um processo de transformar a universidade em uma unidade de microgeração de energia, bem como uma geradora local do conhecimento e informações científicas para a temática das energias renováveis.

Segundo a Pró-reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), o projeto da usina na UFRR tem uma capacidade instalada de 505,44 kWp de módulos fotovoltaicos com quatro inversores de 100 kW cada, duas subestações de 300 kVA cada para injeção da energia na rede interna que deve gerar uma produção média diária de 1.500 kWh. Ao todo, a usina possui 1.116 painéis fotovoltaicos ocupando uma área de 2.300 m² no campus Paricarana. Sua produção anual de energia será de 656.009,12 KWh.

Entre os benefícios das usinas fotovoltaicas estão a sustentabilidade ambiental com produção de energia limpa e renovável, economia de energia, autossuficiência energética.

Segundo o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, a implantação da usina fotovoltaica reitera o compromisso da universidade com práticas sustentáveis e inovadoras. “Com essa inauguração, iniciamos um novo momento para a nossa universidade através da utilização de energia limpa e renovável. Teremos uma redução no valor dos custos do consumo de energia elétrica, além de ser um importante espaço para formação dos acadêmicos da área tecnológica na UFRR”, destaca o reitor.

A primeira parte da construção da usina fotovoltaica iniciou ainda no ano de 2022 já visando abastecer o campus Paricarana. No contexto acadêmico no dia 4 de novembro de 2022, a UFRR em parceria com o Fórum de Energias Renováveis de Roraima/Instituto Euvaldo Lodi (IEL), já havia inaugurado no campus Paricarana o Laboratório Fotovoltaico Alexandre Alberto Henklain Fonseca que trabalha com a temática da geração de energia.

Para o vice-reitor da UFRR, Silvestre Lopes da Nóbrega, o equipamento será também importante foco para geração e consolidação de estudos e pesquisas científicas. “O objetivo vai além da transição energética. A usina servirá de laboratório para acadêmicos e pesquisadores da área de energia e beneficiará não só os alunos dos cursos de engenharia, mas os demais que se interessam por pesquisas na área. A busca é por um contexto multidisciplinar”, afirma Silvestre.

O que faz uma usina fotovoltaica?

As usinas fotovoltaicas transformam a energia solar em energia elétrica através de painéis solares compostos de células fotovoltaicas. Estas células captam a luz solar e geram uma corrente elétrica pelo efeito fotovoltaico. A energia gerada em corrente contínua é convertida em corrente alternada por meio de inversores, tornando-se compatível com a rede elétrica.

Topo