São João no Parque Anauá chega ao fim com público de 180 mil pessoas nas seis noites

Evento cumpriu a missão principal, que é a de encantar a família roraimense, deixando um gostinho de “quero mais” para o público. – Fotos: Willam Roth

Maior arraial da Região Norte, o São João no Parque Anauá chegou ao fim. Entre os dias 22 e 27 de julho, cerca de 180 mil pessoas compareceram ao evento para prestigiar o tradicional Concurso Estadual de Quadrilhas, curtir as mais de 70 atrações locais, entre artistas musicais, circenses e teatrais, e os shows nacionais de JM Puxado e Marília Tavares, além de aproveitar o que tem de melhor em um arraial.

O festejo teria Japinha Conde como terceira atração nacional convidada neste sábado, 27. Entretanto, por motivos de saúde, a artista decidiu se afastar dos palcos para tratamento médico, o que impediu a apresentação que marcaria o último dia.

Com o imprevisto, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) escalou Chicão e Banda, Kel Silva, Remela de Gato, Angélica Dutra, Sarah Franco, Pipoquinha de Normandia, Thalita & Kauan e Caribe Show para encerrar o São João no Parque Anauá.

O evento cumpriu a missão principal, que é a de encantar a família roraimense, deixando um gostinho de “quero mais” para o público, que já está na expectativa pela 32ª edição do Arraial da Família Roraimense, que ocorrerá em 2025, conforme anunciado pelo governador Antonio Denarium.

“Foram seis dias em que organizamos o maior arraial da Região Norte e todos os que passaram aqui pelo Parque Anauá puderam aproveitar a festa, promover a cultura e gerar renda para milhares de famílias. E tenham certeza que ano que vem teremos uma festa ainda maior”, disse o governador.

Quadrilheiro fala sobre vitória da quadrilha Eita Junino no concurso de quadrilhas

No último dia, o público do São João no Parque Anauá conheceu as grandes vencedoras do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas: a Eita Junino, pelo Grupo Especial; a Joaninha Caipira, pelo Grupo de Acesso; e a Estrela Junina, pelo Grupo de Acesso.

Douglas Rocha, de 32 anos, é dançarino da agremiação vencedora do Grupo Especial. Há 12 anos fazendo parte de apresentações de quadrilhas pelo Estado, ele avalia com emoção o título obtido pela Eita Junino no concurso deste ano.

“A emoção de ganhar foi muito grande. Tenho seis anos aqui de Eita Junino e é o segundo ano que eu ganho o [Concurso] Estadual. É uma honra muito grande porque é o arraial do estado. Trabalhamos com muito suor, muita dor, muita luta, muita perseverança e foi tudo muito incrível em homenagem. E parabéns a todos porque fizemos um trabalho muito bonito”, avaliou.

Público consagra 31ª edição do São João no Parque Anauá

Existe um motivo muito especial pelo qual o Governo de Roraima realiza todos os anos o São João no Parque Anauá: a população roraimense, sempre exigente por eventos especiais.

Por conta disso, a organização trouxe muitas surpresas e um espetáculo único, que encantou a família roraimense durante os seis dias de festejo. E quem foi ao parque, gostou do que viu.

O servidor público Dennis Gomes de Almeida, de 35 anos, prestigiou o arraial na quinta-feira, 25, dia do show da cantora roraimense Marília Tavares, e neste sábado, 27. Ele aprovou o evento como um todo, dando destaque para o espaço do evento dado para cada atração, o que permitiu que ele passeasse com a família no Parque Anauá sem maiores tumultos.

“Os shows, principalmente o da Marília Tavares, foram espetaculares. Além de ter muita gente, foi um show para a gente ir para casa feliz da vida. Também tiveram as apresentações das quadrilhas, principalmente da Eita Junino e da Garranxê, que foram a campeã e a vice-campeã. Assisti à apresentação das duas e para mim foi espetacular”, avaliou.

A professora de educação física Ray Silva, de 35 anos, também prestigiou o São João no Parque Anauá na quarta, 24, e no sábado. Ela elogiou a iniciativa de manter viva a cultura junina no imaginário do roraimense.

“Para mim, o grande ponto forte do Arraial são as quadrilhas e a minha preferência das quadrilhas são a Amor Caipira, a Joaninha Caipira e a Explosão Junina. Em relação aos shows locais, todos os artistas locais estão de parabéns também, são nota 10. Enfim, está tudo perfeito”, disse.

O cancelamento do show nacional não desanimou o público que veio conferir as atrações da última noite de arraial. A dona de casa Cosma Maia, de 46 anos, veio pela segunda vez ao arraial para ver o show da banda Pipoquinha de Normandia e aprovou o evento.

“O governador está de parabéns. Eu estou achando tudo muito bonito. Está bem bem organizado e eu estou gostando porque minhas filhas estão gostando”, afirmou.

Estimativa de público

O São João no Parque Anauá atraiu cerca de 180 mil pessoas durante os seis dias de realização, tendo uma média de 20 mil pessoas por dia, conforme registrado pela PMRR (Polícia Militar de Roraima).

Na última quinta-feira, 27, dia do show nacional da cantora roraimense Marília Tavares, o Parque Anauá recebeu 60 mil pessoas de forma simultânea e 80 mil no total. Ainda de acordo com a corporação, não foi registrada nenhuma ocorrência policial durante o evento, o que foi reiterado pelo comandante-geral da corporação, coronel Miramilton Goiano.

“A Polícia Militar tem feito um planejamento estratégico específico para todas as edições do São João no Parque Anauá e repetindo o sucesso do ano passado, não tivemos nenhum incidente no qual a Polícia Militar teve que fazer alguma intervenção. No estacionamento, não tivemos nenhum carro violado, nenhuma moto violada. Então isso dá uma satisfação do dever cumprido”, frisou.

Ayan Ariel e Winicyus Gonçalves

Veja também

Topo