Nesta terça-feira, 30, teve início o Encontro Regionalizado dos Gestores da Política de Trabalho Prisional em Roraima, organizado pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), com co-realização do Governo, por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania). Ocorrendo até sexta-feira, 2, a solenidade de abertura marcou o terceiro dos cinco encontros realizados em cada região do Brasil.
Os encontros regionais têm o objetivo de alinhar os planos de trabalho estaduais do sistema prisional, com coordenação do MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), para criar uma política permanente de trabalho dentro do sistema prisional de todo o Brasil, especialmente no que tange às ações de reinserção do apenado à sociedade.
O titular da Sejuc, Hércules Pereira, explica que Roraima foi escolhida como sede do encontro nortista justamente por estar com várias frentes de trabalho no sistema prisional roraimense.
Em relação ao plano estadual de trabalho do sistema prisional, que será apresentado nesta sexta-feira, 2, o secretário ressaltou que a presença de representantes de outros Estados da região é de extrema importância para a conclusão desse material para se ter uma política voltada ao incentivo, ao aprimoramento e à ampliação do trabalho dentro de estabelecimentos prisionais, seguindo a diretriz da Senappen.
“Hoje, no âmbito do Estado, nós temos diversas oficinas de trabalho, temos mais de cem empresas em que os reeducandos e reeducandas estão inseridos em algum posto de trabalho. Então a nossa ideia é estar aumentando esse número e profissionalizando cada vez mais aqui todos os nossos reeducandos”, complementou Pereira.
Os encontros regionalizados são parte do empenho do Senappen para alinhar diretrizes da política pública nacional de trabalho, conforme explicado pelo coordenador nacional de trabalho do órgão federal, Carlos André Pereira.
“Nós temos as diretrizes nacionais, por meio de uma política nacional e o que a gente propõe é que cada estado promova o próprio plano regional de política de trabalho. São, portanto, cinco encontros. Estamos hoje realizando o terceiro encontro aqui em Roraima, que está recebendo todos os estados da região Norte, para que a gente tenha uma política de trabalho alinhada no âmbito regional”, destacou.
Encontro conta com participação de representantes dos Estados da Região Norte
Além dos representantes de Roraima e do Senappen, o encontro tem a participação de enviados dos demais Estados da região Norte, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins, que trocam experiências de projetos de ressocialização de reeducandos nas unidades prisionais da região.
Representando o Estado de Rondônia, o gerente de reinserção social da Sejus (Secretaria de Justiça), Fábio Recalde, reforçou sobre a importância desses encontros, para que haja uma melhora na política de trabalho já desenvolvido nos trabalhos de manutenção das parcerias dos convênios dentro do Estado.
“É importante esse encontro regionalizado porque cada região tem a sua peculiaridade, as suas especificidades. Hoje acontece o encontro da região Norte, então os Estados trocam experiências dentro da sua realidade. Rondônia já tem trocado experiências por Roraima, nós mostramos alguns projetos para o estado de Roraima, que possa ser executado aqui e vice-versa também”, disse.