IFRR: campi Amajari e Novo Paraíso conquistam medalhas nos Jogos Escolares

A participação e conquista de medalhas no tênis de mesa e vôlei de praia destacam o talento e dedicação dos jovens atletas. – Fotos: Divulgação

Na fase final da 51ª edição dos Jogos Escolares de Roraima (JERs), realizada em Boa Vista, de 19 a 28 de julho, o Campus Amajari (CAM) e o Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) se destacaram. O primeiro conquistou medalhas no tênis de mesa, e o segundo brilhou no vôlei de areia.

O Campus Amajari, com os estudantes João Pedro Silva de Carvalho e Robson Nakayama, garantiu o 3º lugar no tênis de mesa na categoria infantil masculina por equipe. João Pedro, que descobriu o amor pela modalidade em 2018 de maneira improvisada na escola, expressou sua alegria com a conquista.

“Em 2018, a escola foi o lugar onde descobri o pingue-pongue. Jogava nas mesas do refeitório. A rede era qualquer coisa que desse pra atravessar na mesa (mochila, jaqueta, sapatos), e as raquetes tudo com que fosse possível rebater a bolinha. Ali nasceu a paixão pelo jogo, mas a descoberta do tênis de mesa mesmo só veio em 2022, no Campus Amajari, por meio do servidor, professor, amigo e mesa-tenista Halyson David”, conta João Pedro, estudante do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

Feliz com o resultado, ele agradece o apoio recebido. “Os nossos resultados só foram possíveis graças a Deus; ao meu treinador, que sempre me ensinou e apoiou da melhor forma possível; à minha família, que acreditou em mim e gastou o que não tinha pra eu ter um bom material pra jogar; e aos meus companheiros de equipe, que nunca desistiram e que também estiveram me apoiando nos jogos, e vice-versa”, disse.

O treinador das equipes de tênis de mesa do CAM, Halyson David Bezerra dos Santos, elogiou o empenho dos atletas. “Eu estou feliz com a nossa equipe, que está se destacando cada vez mais no Estado de Roraima por meio de participações em campeonatos. As medalhas conquistadas nesta edição dos Jogos Escolares são um belo exemplo da dedicação dos nossos mesa-tenistas ao esporte, além de grandes aliadas na educação”, declarou.

Além do 3º lugar na categoria infantil por equipe no tênis de mesa, o Campus Amajari conquistou o 1º lugar na categoria infantil feminina com Dhulie Lopes e Hadhija Santos, que também alcançaram, respectivamente, o 3º e o 2º lugar na categoria infantil individual feminina. Segundo David, os resultados marcaram a maior conquista de medalhas pelo campus em tênis de mesa em uma edição dos JERs.

Já o Campus Novo Paraíso também fez bonito. A unidade participou da fase final desta edição com três duplas de vôlei de praia, sendo uma equipe feminina e duas masculinas. A dupla masculina formada por Lucas Souza Moreira e Pedro Henrique Souza Moreira, ambos do curso Técnico em Agropecuária, conquistou a medalha de bronze. A dupla feminina, composta por Izadora e Laura, chegou às semifinais, ficando na quarta colocação. A outra dupla masculina, formada por Antônio e Pedro, participou da fase classificatória.

O treinador da modalidade, professor Arleanderson de Lima e Lima, acompanhou todas as fases da competição e celebrou a conquista. “Sinto-me honrado de tê-los acompanhado de perto nas fases dos Jogos Escolares de Roraima, desde a seletiva da Etapa Regional III, em Iracema, até a fase final, em Boa Vista. É um orgulho para mim, como professor, ver o desenvolvimento de nossos alunos-atletas, assim como para a instituição [IFRR] e o Campus Novo Paraíso. A rotina dos nossos estudantes não é fácil no seu dia a dia. É desafiador treiná-los. Receber a medalha de bronze, para nós, é uma grande conquista”, comemorou.

As competições de vôlei de praia foram intensamente disputadas nos dias 26 a 28 de julho, na Arena Pé na Areia, em Boa Vista. Para a diretora-geral do CNP, Vanessa Rufino, que é professora de Educação Física, a participação dos estudantes do campus é motivo de orgulho e satisfação. “Para o Campus Novo Paraíso, é gratificante ver o esforço e a dedicação dos nossos estudantes e como eles têm prazer em representar a instituição. O esporte é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento integral dos jovens e adolescentes e que favorecem a autoestima, a cooperação, a superação, entre outros valores essenciais para a formação crítica e cidadã dos jovens”, disse.

JERs

Realizada pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), e do Instituto de Desporto de Roraima (IDR), a edição 2024 dos Jogos Escolares de Roraima começou no dia 19 de abril, divida em seis fases, sendo 4 regionais, 1 capital e 1 final. A fase final foi realizada em Boa Vista, de 19 a 28 de julho.

Rebeca Lopes e Victor Mattioni

Veja também

Topo