IFRR: campus Zona Oeste certifica 62 cursistas do programa Mulheres Mil

Serão certificadas 42 alunas no curso Cuidador Infantil e 20 no curso Manicure e Pedicure. – Fotos: Divulgação

Nesta quinta-feira, 8, às 19h, o Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (IFRR) vai certificar 62 alunas concluintes de três cursos de formação inicial e continuada (FIC) do Programa Mulheres Mil. Serão certificadas 23 do curso Cuidador Infantil (noturno), 19 do curso Cuidador Infantil (vespertino) e 20 do curso Manicure e Pedicure (vespertino).

O evento de certificação está programado para iniciar-se às 19 horas com a abertura e as boas-vindas, seguidas da cerimônia de certificação e encerrando-se com um momento de confraternização entre as participantes e os convidados. A iniciativa reforça o compromisso do IFRR com a formação continuada e o empoderamento de mulheres, promovendo a inclusão social e profissional por meio da educação.

As três capacitações ocorreram de 17 de maio a 27 de julho de 2024, com aulas nos turnos vespertino e noturno. A coordenação do Mulheres Mil no campus não tem previsão de novas turmas no momento, mas planeja ofertar novos cursos futuramente, como o de Assistente Administrativo e o de Recepcionista.

Para a supervisora dos cursos, Rosana Maria Lima Oliveira, as capacitações para essas mulheres têm o poder de transformar vidas. “O Programa Mulheres Mil tem como objetivo capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para que adquiram novos conhecimentos. O programa visa transformá-las e capacitá-las para que possam enxergar a vida de forma mais empoderada, abrindo novos horizontes em suas vidas profissionais”, disse.

Objetivos

O objetivo do curso FIC Cuidador Infantil é atender e cuidar das diversas necessidades infantis, incluindo alimentação, higiene, recreação, lazer, educação, saúde e bem-estar de crianças. Os objetivos específicos incluem cuidar da higiene, do conforto e da alimentação da criança; aplicar técnicas de higienização do ambiente, dos alimentos e dos utensílios; zelar pela integridade física da criança; prestar os primeiros socorros e promover atividades lúdicas e de entretenimento.

Além disso, as alunas devem conhecer e aplicar técnicas de desenvolvimento cognitivo da criança mediante estímulos corporais e da linguagem, bem como a psicomotricidade; desenvolver habilidades e competências necessárias para atuação no cuidado e na educação de crianças de 0 a 6 anos em creches, escolas e ambiente domiciliar; e compreender e relacionar conhecimentos prévios com novos conhecimentos, situando-se em diferentes momentos da vida profissional e pessoal.

Já o curso FIC Manicure e Pedicure visa proporcionar conhecimentos sobre princípios e técnicas de manicure e pedicure, ajudando as alunas a superar situações de desemprego e fortalecer a autoestima. Os objetivos específicos incluem facilitar a inserção de mulheres em vulnerabilidade social no mercado de trabalho; promover a formação técnica, ética e cidadã das mulheres para atuar na cadeia produtiva local; cuidar da higiene e da apresentação pessoal; e conhecer as tecnologias relacionadas à manicure e à pedicure.

Ele objetiva também estimular o desenvolvimento de práticas empreendedoras como alternativas para o desenvolvimento local e aplicar adequadamente técnicas de corte, lixamento, polimento, cuidados com cutículas, uso de pedras pome, aplicação de cremes de massagem, esmaltação e limpeza e armazenamento seguro dos materiais. As alunas também devem compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo.

Rebeca Lopes

Veja também

Topo