Senac participa do 8º Salão Nacional do Turismo no Riocentro

Gastronomia regional de todos os estados do País e do Distrito Federal será destaque no estande do Senac. – Fotos: Ascom/Senac

O Senac participa, de 8 a 11 de agosto, no Riocentro, no Rio de Janeiro-RJ, do 8º Salão Nacional do Turismo 2024, que é promovido pelo Ministério do Turismo. O evento, maior vitrine do turismo nacional, acontece num espaço de 40 mil metros quadrados e este ano traz o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável. Chefs do Senac de todos os 27 estados vão promover aulas-show para o público, apresentando pratos típicos de suas localidades, que representam toda a riqueza e diversidade da gastronomia brasileira. Entre os pratos locais das 5 regiões do País, que serão preparados nas aulas-show, estão, por exemplo: pirarucu de casaca (Amazonas); empadão goiano (Goiás); camarão na moranga (Rio Grande do Norte); bolinho de feijoada (Rio de Janeiro) e arroz de marreco (Santa Catarina). O Senac também vai estar presente no estande de 168 metros quadrados do Sistema Comércio, junto com CNC, Sesc e Federações, que também vão apresentar suas ações para o setor.

“Acreditamos que o turismo fortalece nossa identidade cultural e também impulsiona a economia, gerando empregos e desenvolvendo diversas regiões do Brasil. Recente pesquisa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) aponta que, neste ano de 2024, o turismo no Brasil impactará em 169,3 bilhões de dólares no PIB nacional. E a participação do Sesc e do Senac em mais esta edição do Salão consolida o compromisso contínuo do Sistema Comércio em ser um agente propulsor do desenvolvimento nacional e em fazer da Educação Profissional um modo de transformar vidas”, acredita o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Ao longo dos anos, o Senac vem reafirmando sua importância como impulsionador do Turismo no Brasil. São vários projetos, programas e ações implementadas, além da presença institucional em eventos estratégicos para o setor do Turismo em todos os estados, com vistas a fortalecer o segmento. Em 2023, a Instituição participou do Salão Nacional do Turismo por meio de um acordo de cooperação técnica com o Ministério do Turismo em duas atividades: no Núcleo do Conhecimento, com palestras e debates sobre o segmento; e no impulsionamento do turismo por meio da gastronomia. A iniciativa “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, da CNC, que conta com o apoio do Senac, também foi apresentada durante o evento. Trata-se de um movimento nacional formado por pessoas e organizações que visa contribuir com propostas que impulsionem o desenvolvimento sustentável do turismo.

O Senac e o Turismo

Cerca de 100 mil matrículas para formação profissional em 2023

38 empresas pedagógicas de Turismo e Gastronomia

21 unidades móveis de Turismo e Hospitalidade

Ensino a qualquer hora e em qualquer lugar com o Senac EAD

Livros e conteúdos exclusivos

Formação profissional gratuita pelo Programa Senac de Gratuidade

Serviço

Salão Nacional do Turismo

De 08 a 11 de agosto, no Riocentro (avenida Salvador Allende, 6555 – Barra Olímpica

Quinta a sábado, de 12h às 20h

Domingo, das 10h às 17h.

O Senac-RR

O Senac Roraima também participa do evento, com o coordenador de cursos de gastronomia e chef Hélio Araújo. “Os regionais apresentam uma aula-show, este ano estamos trazendo a damurida, que será apresentada no próximo sábado, 10”, contou Hélio.

“A damurida é muito mais do que um simples prato. É um símbolo de identidade, um patrimônio cultural e um convite para uma experiência gastronômica única e inesquecível. Ao saborear a damurida, estamos não apenas apreciando um sabor, mas também celebrando a rica história e cultura do povo roraimense”, explicou o chef.

George Berkeley Patiño e Giovanna Lima

Veja também

Topo