Estudante do IFRR Zona Oeste conquista medalha e garante vaga na etapa nacional da Olimpíada de Filosofia

Pedro Enrique dos Passos Morais, 17 anos, ficou em terceiro lugar na fase regional da Onfil, realizada pela Uerr. – Fotos: Divulgação

O estudante Pedro Enrique dos Passos Morais, de 17 anos, do 3º ano do curso Técnico em Administração do Campus Boa Vista Zona Oeste do Instituto Federal de Roraima (CBVZO-IFRR), conquistou a medalha de bronze na etapa regional da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil) 2024. Com essa conquista, Pedro garantiu sua vaga para representar Roraima na etapa nacional, que ocorrerá de 17 a 20 de outubro na Universidade Federal de Santa Maria (UFRS), reunindo 50 estudantes das cinco regiões brasileiras. O estudante também disputará uma vaga para a 33ª Olimpíada Internacional de Filosofia.

A Onfil, que inclui a participação por meio de ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa, é dividida em uma etapa regional e uma final nacional. Em Roraima, a etapa regional foi organizada pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e aplicada simultaneamente em todas as unidades da Federação. A fase nacional, sediada pela Universidade Federal de Santa Maria, receberá os dez melhores colocados de cada uma das cinco regiões do País.

Pedro Enrique foi o único aluno das nove escolas públicas em Roraima inscritas a se classificar, conquistando a terceira colocação na etapa regional. Suas professoras do CBVZO, Marina Lima da Silva e Regiane Dionizio Lima, destacam sua inteligência e autodidatismo em filosofia, características que contribuíram significativamente para o resultado alcançado, apesar dos prazos apertados.

A professora Regiane explicou que, paralelamente à I Onfil, a Uerr também organizou a 1ª Olimpíada Roraimense de Filosofia (oRRfil). A primeira etapa da oRRfil ocorreu dia 22 de maio, nas escolas participantes, e a segunda etapa, com a fase regional da Onfil, foi realizada em 28 de junho, no Campus Boa Vista da UERR.

“Na fase realizada no CBVZO, Pedro (3º ano) e Luan (1º ano) escreveram um ótimo ensaio. E, quando foram para a segunda fase da Olimpíada Roraimense, que era a primeira fase da Olimpíada Nacional, Pedro foi o único que se classificou pelo Estado de Roraima. Na disputa, teve outros 15 competidores (…). Pedro foi o único que se classificou e que ganhou medalha na fase regional. Ainda vai sair a colocação da fase estadual, e tudo indica que ele será medalhista novamente”, disse.

Pedro, incentivado por pessoas próximas, como sua mãe, sua namorada e pelo melhor amigo, sempre teve uma paixão por filosofia, desde os 14 anos. Segundo ele, não houve um processo de preparação específico para a olimpíada. Ele simplesmente continuou sua rotina de leitura diária.

Segundo ele, para seus incentivadores, a olimpíada poderia ser uma grande oportunidade. “Participar foi interessante, pois tive a oportunidade de desenvolver minhas ideias ao lado de outras pessoas. Foi estimulante. Eu não esperava nem desacreditava do resultado. Sabia que tinha uma boa chance de “passar”, mas sem soberba, pois o contrário também poderia ser verdade. Estava aberto para ambos os resultados”, contou.

O diretor-geral do CBVZO, Isaac Sutil, destacou o resultado de Pedro como um reconhecimento da capacidade dos estudantes de Roraima, especialmente do IFRR, e como um incentivo para toda a equipe que trabalha de maneira dedicada na formação integral e cidadã dos alunos. Ele garantiu que todo o apoio logístico será providenciado para que Pedro possa participar da fase nacional, assim como é feito para todos os estudantes que conseguem se destacar em competições fora do estado.

“Para nós do CBVZO, é sempre um grande orgulho quando qualquer um dos nossos estudantes recebe reconhecimentos como esse. Isso demonstra que conseguimos cumprir nossa verdadeira missão, que vai além do cumprimento de carga horária ou do chamado ‘passar de ano’. Contribuímos de fato, cada um de nós, da equipe técnica e de docentes, para a formação integral das pessoas que buscam nosso campus. Isso só nos faz acreditar ainda mais na capacidade que todos têm de estudar e atingir os objetivos que se propõem, e nos dá mais energia para seguir fazendo o melhor do nosso trabalho”, declarou Sutil.

A ONIF

Foi idealizada pelos professores Gustavo Coelho (CIB) e Mitieli Seixas (UFSM), tendo como instituição promotora a Universidade Federal de Santa Maria em colaboração com dezenas de instituições de todas as unidades da Federação. A Onfil nasceu em 2024 com apoio do MCTI e do CNPq a partir de uma ampla rede formada desde 2018 em torno da Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia (a International Philosophy Olympiad (IPO)). A partir de março de 2024, a Onfil também incorporou a Seletiva Nacional para a IPO, que passará a ser reservada a 20 estudantes de cada uma das regiões brasileiras, segundo sua colocação na etapa regional da Onfil.

Confira o resultado da 1º Onfil – Etapa Regional.

Rebeca Lopes

Veja também

Topo