Servidores que atuam no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) foram contemplados com um treinamento que visa melhorar o acolhimento e triagem clínica de doadores voluntários de sangue.
Iniciada nesta terça-feira, 13, na ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS em Roraima), a atividade foi dividida em turmas. O segundo grupo participa do treinamento nesta quinta-feira, 15.
Segundo a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da unidade, Liliana Bezerra, o curso visa fortalecer o serviço por meio da padronização de ações, garantindo mais qualidade e segurança ao usuário, ao doador e também à pessoa que receberá a doação.
“A portaria de consolidação, a comunicação efetiva, o ciclo do sangue, e também serão organizados fluxos para a melhoria do atendimento, vamos padronizar e organizar o fluxo para que todo mundo fale a mesma língua”, afirmou Liliana.
Entre os profissionais interessados no treinamento para a triagem clínica esteve a nutricionista do ambulatório do Hemoraima, Maria Aparecida Rodrigues. Para ela, o importante é estar preparada para assumir a função quando necessário.
“Aprender a triar por uma necessidade de nós estarmos lá para fazer esse serviço, porque todo profissional de saúde pode triar. É um conhecimento a mais para nós que somos da área de saúde”, destacou.