Nesta quarta-feira, 14, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), foram empossados os 24 deputados eleitos em 2024 para o Parlamento Jovem Roraimense. A Sessão Especial contou com a presença dos parlamentares que os apadrinharam, além de autoridades do Estado.
A posse seguiu o mesmo rito realizado pelos deputados estaduais, como o recolhimento dos diplomas registrados, juramento e assinatura do termo de posse da presidente interina, bem como dos secretários ad hoc e dos demais estudantes eleitos. Houve ainda a eleição para a composição da Mesa Diretora, órgão responsável por conduzir os trabalhos da Casa até o final da legislatura.
Para o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), é uma satisfação para o Poder Legislativo promover um evento como a cerimônia de posse dos jovens deputados. Ele destacou ainda que, por Roraima ser o Estado mais jovem do Brasil, tem proporcionalmente mais jovens participando efetivamente do processo eleitoral.
“Jovens esses que estão inteirados dos problemas nacionais, que têm conhecimento, até pela facilidade de aprendizado nesse mundo informatizado, eles dão show nessa busca por informações. Esta Casa não poderia se ausentar de envolver os jovens roraimenses no debate dos nossos problemas e na busca por soluções. Esses, entre outros, são os objetivos do Parlamento Jovem. Trazer a juventude para esta Casa é o nosso desafio”, declarou.
Expectativas
Após o fim da sessão, alguns jovens deputados falaram sobre suas expectativas durante o mandato.
Arthur Vinícius, da Escola Estadual Lobo D’Almada, foi eleito presidente do Parlamento Jovem 2024. Apadrinhado pelo deputado Idázio da Perfil (MDB), ele agradeceu o apoio do parlamentar e espera trabalhar os projetos que o fizeram ser eleito.
“São projetos que envolvem as áreas da educação, esporte e cultura. Estou muito feliz mesmo, não imaginei que poderia estar aqui, principalmente sendo presidente. Estou com uma boa expectativa e muito ansioso para trabalhar com os outros deputados jovens e meu padrinho”, ressaltou o presidente.
A deputada Ana Júlia Oliveira, do Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio, espera que, em seu mandato, a escola consiga obter uma rede de apoio psicológica. Seu padrinho é o deputado Coronel Chagas (PRTB).
“A gente sabe que a maioria dos adolescentes têm desistido de ir às aulas e de outras coisas. Então, se tivermos esse apoio, poderemos incentivar outros colegas e até crianças que presenciam brigas dentro de casa a não desistirem de estudar. Quero ajudar a incentivar e influenciar as pessoas a não desistirem dos estudos.”
“Estou em busca de melhorias para o meu colégio na área da saúde, como higiene, e levar mais palestras com esse tema, pois não temos e acho que é algo de que necessitamos muito, além de melhorias na alimentação escolar”, contou a apadrinhada pelo deputado Gabriel Picanço (Republicanos), a deputada Amanda Fernandes, da Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto, que está ansiosa para iniciar os trabalhos.
A deputada Eyshila Souza, do Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, de Alto Alegre, e que tem como padrinho o deputado Isamar Júnior (Podemos), foi eleita terceira-secretária da Mesa Diretora. Para ela, ocupar esse cargo é uma grande oportunidade, pois, na Assembleia Legislativa de Roraima, sua voz será ouvida.
“Aqui dentro, mostraremos nossos projetos de lei e propostas que tentaremos implementar. Nós, como representantes de nossos municípios, estamos falando pela escola. Foram eles [colegas de sala] que me incentivaram a estar aqui. Meu projeto é no sentido de ajudá-los por meio dos clubes escolares que terão como temas o esporte e a cultura, onde eles serão estimulados a aprenderem sobre saúde e bem-estar”, explicou.
O deputado Renan Barbosa, da Escola Estadual Lobo D’Almada, será o corregedor-geral da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Ele avaliou a experiência como uma oportunidade única. O estudante é apadrinhado pelo deputado Marcelo Cabral (Cidadania).
“O projeto é incrível, realmente deve ser feito, e ampliado cada vez mais para dar oportunidade aos jovens de poder trazer os problemas de suas escolas e da sociedade como um todo. Minha proposta é a criação de uma ouvidoria estudantil, onde os alunos poderão enviar tanto sugestões para melhorias no ensino quanto reclamações, como, por exemplo, abuso de poder por parte das autoridades na nossa escola. Isso vai ajudar a alcançarmos os nossos direitos”, acredita o estudante.
Do município de Cantá, o deputado Josué Miguel, apadrinhado por Chico Mozart (Progressistas), se sente feliz e grato por ocupar um cargo onde muitos também gostariam de estar.
“Estou muito feliz porque conseguimos ganhar. Como representante do Cantá, vou poder trazer as ideias que quero para a minha escola, como melhorias na saúde e esporte, uma quadra para jogar vôlei e futebol”, destacou o jovem deputado, eleito quarto-secretário da Mesa Diretora, afirmando que foi incentivado a se candidatar pelos colegas de sala.
Para conferir os registros fotográficos da Sessão Especial de Posse do Parlamento Jovem Roraimense, edição 2024, é só acessar o Flickr da Assembleia Legislativa.
O projeto
Os eleitos para o Parlamento Jovem Roraimense 2024 foram diplomados em 24 de abril, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, da ALE-RR, em uma solenidade que contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), órgão responsável pelo ato formal, e da Secretaria de Educação e Desporto (Seed).
Este ano, participaram estudantes de 11 escolas estaduais da capital e do interior, incluindo uma indígena. Esses jovens tiveram a oportunidade de conhecer o processo eleitoral para a escolha de seus representantes.
Participantes
O pleito ocorreu simultaneamente em seis municípios: Alto Alegre, Boa Vista, Cantá, Caracaraí, Mucajaí e Rorainópolis. Participaram da edição 2024 do Parlamento Jovem as escolas estaduais: Lobo D’Almada, Vanda da Silva Pinto, Gonçalves Dias, Senador Hélio da Costa Campos, José Vieira de Sales Guerra, Padre José Monticone, José de Alencar; os colégios estaduais militarizados Professor Carlos Casadio, Desembargador Sadoc Pereira, José Aureliano da Costa; e a Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante.
Confira na lista abaixo os candidatos eleitos, as escolas e municípios que representam:
BOA VISTA
Colégio Estadual Militarizado Professor Carlo Casadio: Ana Júlia Oliveira e Arthur Aniceto;
Escola Estadual Professora Vanda da Silva Pinto: Ryan Silva e Amanda Fernandes;
Escola Estadual Lobo D’Almada: Arthur Vinícius, Jamylle, Renan Barbosa e Deise Lopes;
Escola Estadual Gonçalves Dias: Mateus Araújo e Paulo Henrique;
Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos: Tiago Pires, Freinyer José e Gabriel Reyes;
ALTO ALEGRE
Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira: Marcelo Ferreira e Eyshila Souza;
CANTÁ
Colégio Estadual Militarizado José Aureliano da Costa: Josué Miguel e Nanda;
Escola Estadual Indígena Professor Ednilson Lima Cavalcante: Janete Adão;
CARACARAÍ
Escola Estadual José Vieira de Sales Guerra: MBAPPÉ e Letícia;
MUCAJAÍ
Escola Estadual Padre José Monticone: Vick Oliveira e Saidimar Narvaez;
RORAINÓPOLIS:
Escola Estadual José de Alencar: Brenda Rodrigues e Pedro Lucas.