Já está publicado o edital que irá reger o processo de consulta para escolha do reitor do Instituto Federal de Roraima (IFRR) e dos diretores-gerais dos Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso para o quadriênio 2024-2028.
Pelo cronograma, esta quarta-feira, 14, é reservada ao recebimento de potenciais pedidos de recurso contra o edital. Do dia 15 ao dia 17 de agosto, estará aberto o prazo para inscrições dos candidatos aos cargos de reitor e diretor-geral perante as comissões eleitorais (Central e dos campi).
Quem for candidato a reitor deve dirigir o pedido de inscrição à Comissão Central por meio de requerimento protocolado via Sistema Unificado da Administração Pública (Suap). Já o candidato a diretor-geral de campus deve fazer o pedido à comissão eleitoral da unidade onde vai concorrer ao cargo. As listas com os nomes dos membros das comissões eleitorais podem ser acessadas aqui.
A homologação dos pedidos de registro de candidatura para os cargos e a divulgação da relação oficial de candidatos serão feitas no dia 19 de agosto, na , na qual é possível acessar todas as informações sobre o processo.
O período destinado à campanha e à divulgação de candidaturas será de 23 de agosto a 1º de setembro. Antes disso, as comissões eleitorais irão se reunir com os candidatos para apresentar as normas da campanha. Os candidatos devem atentar para as normas do edital, sob pena de advertência, impugnação ou cancelamento da candidatura caso seja comprovada campanha em período distinto ou infração às normas.
Assim como o último processo de consulta do IFRR, este vai ocorrer de forma remota, em turno único, via software Helios Voting, nos dias 2 e 3 de setembro. No dia 6 do mesmo mês, está prevista a divulgação do resultado final da apuração. Encerradas essas etapas, o processo de consulta deve ser concluído e apresentado ao Conselho Superior (Consup) para homologação e remessa do processo eletivo ao Ministério da Educação (MEC).