Salvando Vidas: parceria entre Hemoraima e Seplan mobiliza doadores de sangue

Hemoraima tem intensificado ações com entidades parceiras devido à queda no comparecimento de doadores. – Fotos: Ascom/Sesau

O Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu 35 doadores voluntários nesta sexta-feira, 16, por meio de uma parceria com a Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento).

Atualmente, o Hemoraima tem intensificado ações com entidades parceiras devido à queda no comparecimento de doadores, o que tem provocado uma baixa no estoque de bolsas de sangue da unidade.

“Reforçamos que todo esse processo, essa parceria, essas iniciativas internas são de extrema importância para o ciclo do sangue. A campanha é extremamente importante, ainda mais nesse momento de baixo estoque por muitos fatores, dentre eles a baixa procura do nosso doador”, afirmou a assistente social do setor de Captação de Doadores do Hemoraima, Hellen Bessa.

De acordo com o secretário adjunto da Seplan, Fábio Martinez, essa é a primeira campanha de doação promovida pela pasta. Ele destacou que os servidores também aproveitaram a oportunidade para se cadastrarem no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

“Doar sangue é doar vida. Não existe nenhum outro substituto para o sangue humano. A importância de ser doador não se restringe ao sangue, mas também à medula óssea, o que aproveitamos para ampliar nosso campo de atuação. Conseguimos mobilizar ao todo 35 servidores que voluntariamente participaram dessa campanha tão importante”, ressaltou.

A assessora de gabinete da Seplan, Isadora Dias, de 25 anos, compareceu ao Hemoraima para reforçar o estoque da unidade e realizar o desejo de se tornar uma doadora de sangue.

“Foi feita uma campanha dentro da Seplan como forma de motivar os servidores, e achei um bom momento para vir até aqui. Eu sempre quis doar, mas não podia por conta de tatuagem, furo de piercing, tanto que fiquei um tempo sem poder fazer algo, e agora pude doar”, pontuou.

Como doar?

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. Caso seja menor de idade, é necessário estar acompanhado do tutor legal. Para pessoas acima dos 60 anos, é preciso ter um histórico de doação.

Além disso, é importante que o voluntário esteja saudável, não apresente sintomas de gripe ou alergia, e não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas antes da doação.

Doadores do sexo masculino podem doar a cada 61 dias, enquanto mulheres precisam de um intervalo de 91 dias entre as doações.

Funcionamento da Unidade

O Hemoraima funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Outras informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

Veja também

Topo