A deputada federal Helena Lima (MDB) participou, nesta segunda-feira, 19, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), em que foi discutida a possível exploração de petróleo na bacia sedimentar do Tacutu, fronteira com a Guiana. A sessão reuniu especialistas, representantes do governo e membros da comunidade.
Durante a audiência, foram apresentados dados sobre o potencial petrolífero da bacia sedimentar do Tacutu e os possíveis impactos socioeconômicos decorrentes de uma eventual exploração.
Helena Lima, ao fazer uso da palavra, apontou para a necessidade de aprimoramento dos estudos realizados pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), atração de investimentos e participação ativa da sociedade.
“Nós precisamos ter ações práticas, como políticos, representantes do povo, para que tudo isso seja viabilizado de forma rápida. Eu quero vivenciar isso no meu estado. Não quero que seja um projeto para mais bisnetos e netos”, disse Helena Lima.
Helena Lima enfatizou ainda os esforços realizados junto à UFRR para a montagem de um laboratório de pesquisa que auxilie nas investigações sobre o potencial petrolífero do estado.
“Sem investimento, sem laboratório, não é possível. Os recursos naturais pesam no desenvolvimento de um país. Ter petróleo, recursos naturais, aqui no nosso estado, pode contribuir com o aumento do Produto Interno Bruto de Roraima”, ressaltou.
De acordo com a parlamentar, é preciso investir em mão de obra qualificada para a população local.
“Eu sugiro que as instituições já nos procurem para fazermos os investimentos necessários em mão de obra, capacitar a população local para que possa se beneficiar dos empregos gerados pela atividade do petróleo”, destacou.
A deputada Helena Lima também colocou em debate temas como o investimento em inovação e tecnologia, a abertura de negócios de apoio à exploração de petróleo e a concessão de crédito para empresas.
Debate na Câmara dos Deputados
Em junho deste ano, a Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados também promoveu uma audiência pública sobre o assunto. Deputados e demais autoridades de Roraima participaram do encontro.
Durante a audiência, representantes dos setores responsáveis pelas pesquisas para exploração falaram sobre a possibilidade de que, em 2025, aconteça o leilão para a contratação de empresa especializada em exploração petrolífera.