Agosto Dourado: Sesau organiza programação para o mês da amamentação

Atividades alusivas ao tema iniciam no dia 1° de agosto, com uma exposição fotográfica. – Fotos: Ascom/Sesau

O mês de agosto é marcado pela necessidade de sensibilizar as mães e a sociedade em geral sobre a importância da amamentação, e em Roraima, a programação da campanha Agosto Dourado, como é denominada essa ação, contará com uma extensa programação no HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) e no Centro de Referência de Saúde da Mulher.

As atividades alusivas ao tema iniciam no dia 1° de agosto, com uma exposição fotográfica com o tema: “Reduzindo a Lacuna: Apoio à Amamentação para Todas”, na área comum dos testes de triagem, a partir das 08h30.

Ainda no dia 1º, haverá o minicurso de Manejo Clínico em Aleitamento Materno, no Centro de Referência de Saúde da Mulher. Além disso, haverá blitz educativa e palestras para ressaltar a relevância do assunto nos dias 06, 07, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de agosto, nas alas Girassol e Rosas, na Maternidade.

“Durante o mês de agosto, serão realizadas várias ações, de palestras a blitze da amamentação, sensibilizando as nossas mães quanto a importância de amamentar seus bebês, e também os benefícios para elas e aos recém-nascidos”, destacou a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMI, Sílvia Furlin.

Entenda o Agosto Dourado

Instituída no Brasil por meio da Lei Federal 13.345/2017, o Agosto Dourado busca incentivar a doação de leite materno, alimento considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o padrão-ouro para a saúde de recém-nascidos.

De acordo com Sílvia, a cor dourada foi escolhida para a campanha por representar a qualidade única do leite produzido pelas mães na gestação.

“O Agosto Dourado visa aumentar a conscientização e incentivar o aleitamento materno exclusivo até seis meses de vida do bebê e a sua continuidade até dois anos ou mais. A OMS considera o leite materno um alimento de ouro, ou seja, o padrão ouro, por isso a cor dourada está relacionada ao leite materno”, informou Sílvia.

Seja uma doadora

Voltado para o atendimento de recém-nascidos internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade), o BLH é uma unidade que possui certificado de excelência em Banco de Leite Humano, Categoria Ouro, do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano.

Para as mãe interessada em doar, além de estar com boa saúde, é importante que tenha uma produção de leite maior do que a necessidade do próprio filho, e não fazer uso de medicamentos contraindicados para a amamentação.

“Toda mãe que tiver excedente de leite materno, pode estar entrando em contato com o Banco de Leite. Nós temos uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, por meio do projeto Bombeiros Amigos do Peito, onde eles [bombeiros] vão até à residência dessa mãe levar os frascos ideais e fazer a coleta desse leite, levando em segurança para que esses bebês sejam alimentados”, explicou a coordenadora.

Para ser uma doadora, a interessada não precisa sair de casa. Basta entrar em contato pelo número (95) 981171995 ou por meio deste link.

A apresentação de exames pré-natal é indispensável para a realização do cadastro. Mais informações por meio do telefone (95) 98414-0772.

Suyanne Sá
Topo