Organizações da Sociedade Civil lançam “Carta pela Infância e pela Vida”

Documento é destinado às candidatas e aos candidatos às eleições municipais de 2024, seja à vereança ou prefeitura. – Foto: Divulgação

O dia 24 de agosto é celebrado o dia da infância, data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover a reflexão sobre as condições de vida das crianças em todo o mundo.

Em Roraima, organizações da sociedade civil organizada integrantes do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima – FDCA/RR em conjunto com os fóruns municipais, lançaram no dia de hoje uma carta denominada ‘Pela infância e pela vida’ destinado às candidatas e aos candidatos às eleições municipais de 2024, seja à vereança ou prefeitura.

Para o coordenador do FDCA/RR, jornalista e professor Paulo Thadeu Franco das Neves, a ideia é que os políticos nesta eleição “ abracem a luta, a causa e bandeiras da infância, adolescência e juventude, que não esqueçam desta área e não a observe apenas como oportunidade ao voto, mas sim pelo direito a vida e a cidadania”, destacou.
Acompanhe a carta:

Carta pela Infância e pela vida – 24 de Agosto de 2024

No dia 24 de agosto, é celebrado o Dia da Infância, data criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover a reflexão sobre as condições de vida das crianças em todo o mundo. Em Roraima, essa reflexão é diária, pois segundo o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o estado têm centenas de denúncias de violações de direito contra a criança e o adolescente.

Além disso, dos altos índices de violações de direito, devemos pensar também nas políticas públicas municipais, estadual e da própria união que são promovidas para a Primeira Infância. Essas ações precisam atender as reais necessidades para a boa qualidade de vida das gestantes e das crianças de até 06 anos.

É necessário que os parlamentares e chefes do poder executivo de seus respectivos municípios abracem a causa da infância, da criança, do adolescentes e da juventude para a promoção da redução das desigualdades sociais e econômicas, uma missão para todos nós defensores dos direitos humanos. E para isso, é necessário o diálogo com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) dentro dos espaços de debate e participação popular e nos conselhos de controle social e normativos.

Nós, organizações que integram o FÓRUM DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – DCA RORAIMA, em conjunto com os fóruns municipais de : BOA VISTA, BONFIM, AMAJARI, PACARAIMA, UIRAMUTA, IRACEMA, CARARACAI, CAROEBE, RORAINÓPOLIS, CANTA E ALTO ALEGRE, solicitamos às candidatas e aos candidatos às eleições municipais de 2024, seja à vereança ou prefeitura, que abracem a luta, a causa e bandeiras da infância, adolescência e juventude, que não esqueçam desta área e não a observe apenas como oportunidade ao voto, mas sim pelo direito a vida e a cidadania.

Roraima, 24 de agosto de 2024.

Colegiado Estadual do Fórum DCA -Roraima –

ASSOER-Associação dos Estudantes de Roraima.

SINJOPER – Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Roraima

SINTRAS – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Roraima

RBEC – Raízes Brasileira-Escola de Capoeira

TANER – Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima

AFATABE – Associação dos Filhos e Amigos do Abassa Ngola Tata Bokule

ACETERR – Associação de Conselheiros e ex-conselheiros Tutelares do Estado de Roraima.

GRAFOUD – Grupo Roraimense de Apoio à Família e Orientação ao Usuário de Drog

Veja também

Topo