Agosto Dourado: Banco de Leite Humano promove piquenique em prol do aleitamento materno

Iniciativa tem como finalidade difundir a importância do aleitamento materno junto à sociedade. Ao todo, mais de 100 pessoas participaram da ação. – Fotos: Ascom/Sesau

Dando sequência à programação do Agosto Dourado em Roraima, o BLH (Banco de Leite Humano) do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth promoveu na tarde desse sábado, dia 24, na Praça Jorge Manoel Da Silva (Mirandinha), no bairro Caçari, mais um piquenique Mamaço.

A iniciativa tem como finalidade difundir a importância do aleitamento materno junto à sociedade. Ao todo, mais de 100 pessoas participaram da ação.

“O mamaço é o movimento de apoio às mães que amamentam. O BLH realiza essa iniciativa todos os anos, deixando bem claro que não só mães que amamentam podem participar do evento, mas toda a sociedade que apoia a causa da amamentação”, explicou a coordenadora do BLH, Sílvia Furlin.

Além das mães de recém-nascidos e seus familiares, a ação contou com a participação de estudantes de cursos ligados à área de saúde.

Entre os participantes estava o acadêmico de medicina da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Vitor Caliari, que ressaltou a importância de difundir o tema do evento.

“O aleitamento materno tem uma importância para toda a vida. É por isso que nós reforçamos [junto à comunidade em geral] que o leite materno é um alimento exclusivo, importantíssimo para os seis primeiros meses de vida do bebê, sendo indispensável até os dois anos de idade”, pontuou o estudante.

Sobre a campanha

Desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, o Agosto Dourado é uma campanha global que visa reforçar a importância do aleitamento materno, estabelecendo uma série de metas que transformem o mundo em um lugar sustentável.

Apesar de fazer parte da Agenda 2030, a temática vem crescendo em diversos países desde 1992, ano marcado pelo surgimento da Semana Mundial do Aleitamento Materno. No Brasil, a iniciativa ganhou força graças à Lei 13.435, de 12 de abril de 2017.

Simbolizada pela cor dourada, a campanha preconiza a realização de várias ações educativas por meio de palestras e eventos, divulgação de dados nas mídias tradicionais e redes sociais, reuniões com grupos sociais e decoração de espaços públicos.

A cor dourada também eleva o leite materno ao status de alimento padrão ouro, que é indispensável para proteger crianças de uma série de enfermidades.

Em Roraima, o BLH, que funciona dentro da estrutura do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, é o suporte para mães que possuem dificuldades para amamentar e bebês prioritariamente internados na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).

Para se tornar uma doadora de leite, a voluntária precisa ter bom excedente de leite, estar com boa saúde e não fazer uso de medicamentos contraindicados para a amamentação.

A apresentação de exames pré-natal também é indispensável no cadastro.

“Todas as mães que têm excedente de leite e que estão saudáveis, elas podem se tornar doadoras. Não precisam se preocupar em sair da sua residência, pois temos uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, que tem o projeto ‘Bombeiros Amigos do Peito’. Eles vão até a residência dessa mãe, levam os frascos ideais, fazem a coleta do leite e levam em segurança para o Banco de Leite”, completou Sílvia.

O BLH fica na Maternidade, na avenida Brasil, ao lado da Superintendência Regional da PF (Polícia Federal), no bairro Treze de Setembro.

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (95) 98414-0772.

Confira a programação

27/08 – Blitz da Amamentação (Parceria com Internos de Medicina)

Local: Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth/Blocos Girassóis e Rosas

29/08 – Blitz da Amamentação (Parceria com a Faculdade Claretiano)

Local: Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth/Blocos Girassóis e Rosas (9h).

Minervaldo Lopes

Veja também

Topo