A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio do Nupen (Núcleo de Ensino e Pesquisa), promoverá três cursos, nos meses de agosto e setembro de 2024, voltados à inteligência policial. A ação ocorre em parceria com a Escola de Governo da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração).
Os cursos de Relatório de Extração de Dados Móveis, Fontes Abertas e Fechadas e de interceptação estão inseridos no programa de Capacitação Continuada da PCRR e visam melhorar a qualificação dos servidores policiais da Instituição. O treinamento será realizado por policiais lotados no NI (Núcleo de Inteligência)
De acordo com informações prestadas pela diretora do DPE (Departamento de Polícia Especializada), delegada Elivania Aguiar, o primeiro curso a ser ofertado é o de Relatório de Extração de Dados Móveis, que iniciará a partir da próxima segunda-feira, dia 26, das 13h30 às 18h, no Polo do IERR (Instituição de Educação de Roraima), localizado na Avenida São Sebastião, 521, Tancredo Neves, laboratório 1.
O segundo curso, de Fontes Abertas e Fechadas, ocorrerá no período de 2 a 6 de setembro, das 13h30 às 18h. O terceiro curso, de Interceptação, ocorrerá de 9 a 13 de setembro, das 7h30 às 13h30.
Para cada curso serão ofertadas 50 vagas para policiais civis. Cada capacitação terá uma grade curricular com aulas elaboradas para atender às necessidades da polícia investigativa.
De acordo com o chefe do Núcleo de Inteligência da PCRR, Ricardo Pedrosa, cada curso a ser ministrado tem sua especificidade e todos se complementam.
Segundo ele, o curso de Relatório de Extração de Dados Móveis trará uma capacitação especializada em elaboração de documentos precisos e detalhados, essenciais para a análise e solução de casos, garantindo a integridade e a clareza das informações no processo investigativo.
O curso de Fontes Abertas e Fechadas para Polícia, conforme ele, terá uma formação abrangente que ensina a coleta e análise de informações de fontes públicas e restritas, aprimorando as habilidades investigativas e estratégicas dos profissionais de segurança.
Enquanto o curso de Interceptação Telefônica para Polícia apresentará um treinamento especializado em técnicas legais e eficazes de monitoramento de comunicações, fundamental para a obtenção de provas e inteligência em investigações criminais.
“Serão três cursos importantes, pois vão capacitar os policiais com ferramentas que os ajudarão a subsidiar excelentes provas a serem inseridas nos procedimentos policiais. Cada curso tem sua importância e se complementam, proporcionando mais técnicas investigativas a cada policial”, disse.
Os policiais civis interessados em realizar a inscrição podem acessar o portal da Escola de Governo, através deste link.