Fórum Empresas com Refugiados da ONU fortalece apoio à contratação de migrantes em Roraima

Empresas como a Solar Coca-Cola atenderam aos três dias de evento que debateu a empregabilidade de pessoas refugiadas. – Foto: Solar Coca Cola

O Fórum Empresas com Refugiados, que aconteceu em Boa Vista-RR, no último dia 21, fortaleceu o apoio de diferentes empresas à contratação de migrantes no estado, dentre elas, a engarrafadora Solar Coca-Cola. Durante o evento promovido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com a Rede Brasil do Pacto Global, ONU Mulheres e Fecomércio RR, a Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), reafirmou seu compromisso com a integração de migrantes e refugiados no mercado de trabalho.

Ao lado de empresas como Renner e C&A, que participaram do Fórum, a Solar, que já emprega mais de 60 migrantes e/ou refugiados na região Norte, teve a oportunidade de se aprofundar nos processos de migração e acolhimento dessas pessoas.. Além disso, a empresa participou de visitas a abrigos durante três dias e trocou experiências com as demais organizações presentes.

Empresas como Solar Coca-Cola, Renner e C&A estiveram presentes.

“Estou cheia de gratidão e emoção por participar de uma ação humanitária tão significativa, pois é uma experiência transformadora. Ver a realidade difícil, enfrentada por muitos e, ao mesmo tempo, poder oferecer ‘uma gota no oceano para que ele não seja menor’, levando um pouco de esperança ofertando vagas de emprego real e apoio de um novo melhor, faz a diferença”, destaca Luiza Mamede, gerente de RH da Solar Coca-Cola., representante da engarrafadora no Fórum.

Café com empresas

Para discutir a empregabilidade de refugiados em Boa Vista, a ACNUR e seus parceiros organizaram o Café com Empresas na sede do Senac Roraima. O encontro presencial visou promover boas práticas na contratação e inclusão de refugiados, com a Solar apresentando o case do projeto: Solar de Portas Abertas. A apresentação ajudou a fortalecer a conexão entre o setor privado e as organizações da sociedade civil envolvidas na promoção da empregabilidade dessa população na região.

Os representantes das empresas puderam visitar abrigos de refugiados em Roraima.

Em junho deste ano, a iniciativa da empresa, que facilita o acolhimento de candidatos, o cadastro no banco de talentos da companhia e o preenchimento de futuras vagas, realizou um recrutamento humanizado de mais de 600 mulheres nos estados de Roraima, Amazonas e Pará. Essa ação, que contou com o apoio de ONGs locais, teve o objetivo de preencher vagas de emprego efetivas e temporárias.

Sobre a Solar Coca-Cola

Entre os 20 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.

Veja também

Topo