Projetos e pesquisas do IFRR são apresentados em congresso de pesquisa e inovação

O Connepi está ocorrendo em Belém-PA, de 26 a 29 de agosto. – Fotos: Divulgação

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está participando, com estudantes e professores, do XIV Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), que ocorre em Belém (PA), até 29 de agosto. O instituto conta com um stand na mostra tecnológica do evento, no qual estão sendo apresentados resultados de pesquisas e projetos dos campi da instituição, bem como ações realizadas por sua Agência de Inovação (Agif), pela Coordenação de Publicação (Copub) e pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Para o pró-reitor substituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi), Amarildo Ferreira Júnior, o Connepi é um evento importante e tradicional da Rede Federal no qual se tem a possibilidade de dialogar com instituições do Norte e do Nordeste da rede, as quais, embora possuam especificidades locais e territoriais, compartilham aspectos estruturais relacionados à formação econômico-social do Brasil. “É um momento de compartilharmos experiências, conhecimentos e tecnologias, podendo vislumbrar parcerias e fomentar a produção colaborativa de educação, ciência e tecnologia no Norte e do Nordeste do País”, disse.

Além da comitiva de gestores e professores, sete estudantes estão no evento com seus orientadores. Eles participam do congresso com recursos disponibilizados pela Propespi, por meio do Edital 14/2024, de seleção interna simplificada de trabalho para participação no Connepi 2024.

Representantes

Da equipe de gestores, o diretor do Departamento de Políticas de Pesquisa e Pós-Graduação do IFRR, Amarildo Ferreira Júnior, participa, como pró-reitor substituto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, do Fórum de Reitores e Pró-Reitores Norte-Nordeste (Forpog-Conif) e da reunião dos pró-reitores dos IFs Norte-Nordeste.

A diretora da Agência de Inovação (Agif) do IFRR, Karla Santana Morais, e a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Boa Vista, Lívia Rodrigues da Silva, participam do Fórum dos Nits das duas regiões.

Já a coordenadora do ProfEPT no IFRR, Márcia Brazão e Silva Brandão, tem atividade do programa de mestrado no Campus Belém. A coordenadora de Publicações do IFRR, Joelma Fernandes de Oliveira, e a supervisora editorial do IFRR, Leila Marcia Ghedin, participam do Fórum das Editoras Norte-Nordeste.

Além dessa comitiva de gestores da instituição, participam do evento o professor Jones Montenegro da Silva, do Campus Novo Paraíso (CNP), apresentando trabalho; a professora Eliana da Silva Coelho Mendonça, do Campus Boa Vista (CBV), que, junto com suas orientandas, vai expor um produto de suas pesquisas na mostra tecnológica e acompanhará a estudante Laryssa Giovanna Carvalho Marques no Painel Meninas na Ciência, do qual também participará a estudante Natália da Silva Conceição (CBV), orientada pela professora Joelma Oliveira.

Connepi

Realizado anualmente desde 2006, o Connepi é um evento bienal das 18 instituições das Regiões Norte e Nordeste do Brasil que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e tem como objetivo apoiar e incentivar o desenvolvimento de atividades tecnológicas e inovadoras e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos nos institutos federais das duas regiões.

Confira o que dizem estudantes do IFRR sobre a participação no Connepi:

“A participação de meninas e mulheres na ciência é importante, pois gera um maior impacto no equilíbrio de gêneros no mercado de trabalho e no processo de fortalecimento identitários de meninas. Como uma menina na ciência de uma região que enfrenta grandes dificuldades locais, como o Estado de Roraima, contribuir com processos inovadores, mesmo que mínimo, é fundamental para que mais jovens se sintam motivadas a participar de pesquisas e ingressar em carreiras científicas”, afirma Natália da Silva Conceição.

“Participar de um congresso de pesquisa é uma experiência fundamental para o desenvolvimento acadêmico e profissional. E o Connepi oferece uma oportunidade única de apresentar e discutir temas de suma importância, promovendo avanços na pesquisa e colaborando para o crescimento do conhecimento científico do Norte e do Nordeste. A troca de ideias e experiências também inspira novas abordagens e projetos, contribuindo significativamente para o avanço da área de estudo e pesquisa. É muito gratificante ter a oportunidade de apresentar o artigo “Avaliação da Aptidão Física e do Desenvolvimento Psicomotor de Crianças Submetidas a uma Intervenção Motora com Jogos E Brincadeiras“, pois traz visibilidade para os trabalhos de pesquisa do IFRR e enriquece a compreensão sobre esse tema, e potencializa futuras investigações relacionadas a educação física”, comenta Maria Eduarda Chaves Trajano.

“Participar do Connepi é extremamente valioso para quem atua em pesquisa e inovação. O congresso proporciona uma excelente oportunidade para apresentar trabalhos, como o videobook idealizado por nós, intitulado Manual para Intervenção Motora no TEA. Esse projeto audiovisual combina vídeos explicativos, demonstrações práticas e animações para oferecer um recurso acessível e prático sobre intervenção motora em transtorno do espectro autista. A apresentação no congresso permitiu compartilhar como tecnologias audiovisuais podem melhorar a prática profissional e os tratamentos. O processo de edição envolveu o uso de ferramentas tecnológicas avançadas, o que aprimorou nossas habilidades e destacou a importância da apresentação visual na educação e pesquisa. O Connepi também facilita a conexão com outros profissionais e o intercâmbio de ideias, fortalecendo a pesquisa e inovação nas regiões Norte e Nordeste, contribuindo para o desenvolvimento local. É uma plataforma que valoriza e estimula o avanço científico e tecnológico”, declara Mylla Lopes Crispiano.

Amarildo Ferreira

Veja também

Topo