E-mail: marcioweissenstein@hotmail.com
Instagram: @marcioweissenstein
Eleição IFRR
• O IFRR definiu os candidatos aos cargos de reitor (a) da instituição e das diretorias-gerais dos Campi Amajari, Boa Vista, Boa Vista Zona Oeste e Novo Paraíso para o quadriênio 2024-2028.
***
• O Instituto tem quatro candidatos ao cargo de reitor (a): as professoras Joseane de Souza Cortez e Nilra Jane Filgueira Bezerra (atual reitora), e os professores Paulo Russo Segundo e Sivaldo Souza Silva. Todos eles fazem parte do corpo docente do Campus Boa Vista da instituição.
***
• No Campus Amajari, dois candidatos concorrem ao cargo de diretor-geral: os professores Marcelo Figueira Pontes e Rodrigo Luiz Neves Barros. No Campus Boa Vista, a escolha será entre os professores Luciana Leandro Silva e Marcos André Fernandes Spósito. Na unidade da Zona Oeste, os candidatos são os professores Antonio Ferreira da Silva e Isaac Sutil da Silva (atual diretor-geral). O Campus Novo Paraíso é o único com uma candidata: a professora Vanessa Rufino Vale Vasconcelos, que é a atual diretora-geral da unidade.
***
• Em tempo: a campanha eleitoral vai até o dia 1º de setembro, e a votação ocorrerá nos dias 2 e 3 de setembro, via software Helios Voting.
Kids
• No domingo, 1º, o Pátio Roraima Shopping vai preparar uma tarde repleta de diversão para as crianças com a primeira edição da Maratona Kids.
***
• Das 14h às 20h, a programação gratuita contará com contação de histórias, pintura facial, arte com balão, brincadeiras e diversas atividades recreativas.
***
• O evento terá início na Praça de Eventos (Piso L1) e percorrerá pelos corredores do mall com algumas atividades. Mais informações no site do Shopping.
Território
• O Brasil é maior no “papel” do que na sua dimensão territorial.
E isso ocorre em virtude da ausência de um cadastro fundiário unificado ou integrado, um problema histórico.
***
• Isso significa que, além de todas as questões envolvendo demarcações, invasões e posses país afora, há milhares de processos em tramitação nos tribunais de justiça em que se discute sobreposição de direitos à terra nas zonas rurais e urbanas.
***
• Tais ações são relacionadas a registros em cartório de uma mesma área feito por mais de uma pessoa, empresa ou instituição. As sobreposições dão origem a conflitos e a existência de uma nação que no papel é maior do que no mapa.
Denúncia
• O presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio, anunciou durante pronunciamento na terça-feira, 27, que vai acionar a Justiça contra um contrato bilionário da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), órgão do governo do Estado que, segundo ele, trata da venda de créditos de carbono na região do Baixo Rio Branco.
***
• De acordo com Sampaio, a Femarh fez uma chamada pública e selecionou uma empresa para fazer uma espécie de inventário na região, para futura venda dos créditos de carbono.
Em síntese, a empresa contratada fez um levantamento de quanto a localidade é capaz de reduzir em termos de poluição, o que pode ocorrer por meio de projetos sustentáveis. A partir disso, ela cria créditos de carbono, que podem ser comercializados a países que precisam reduzir os índices de poluição.
***
• O presidente do Legislativo pediu apoio do Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR) e Ministério Público de Contas (MPC), para apurar os indícios de irregularidades. Sampaio defendeu que há instituições capacitadas no Estado para realizar o inventário na região e reforçou que é preciso respeitar a lei e fazer o processo dentro da legalidade.
Denúncia II
• E vem a denúncia de que três policiais militares envolvidos em crimes podem ser promovidos na quinta-feira 29, numa solenidade realizada pela PM de Roraima.
***
• A denúncia aponta que a solenidade descumpre os prazos legais do processo de promoção dos oficiais.
***
• Em nota, a PM explicou que as promoções aos policiais estão de acordo com a lei, assim como o processo de promoção.
POR FALAR NISSO…
# Nesta quinta-feira, 29, é Dia Internacional contra Testes Nucleares e Dia Nacional do Combate do Fumo.
# Estão aniversariando na quinta-feira, 29: Jonas Guilherme de Carvalho e a primeira dama de São Luiz do Anauá Paula Florintino Morbat.
# Na sexta-feira, 30, comemoram idade nova: o empresário Sérgio Maia, Dr. Ronald Rossi Ferreira, o defensor público José Rocelito Vito Joca e o ginecologista Juliano Medeiros Lima.
# E no sábado, 31, comemoram aniversário: Radames Pereira de Melo, Dr. Alexandre Salomão de Oliveira Wilt e a Drª Emira Latife Lago Salomão.
# Vem aí a 2ª edição do evento Forró na Tribo, nos dias 27 e 28 de setembro, na comunidade Nova Esperança, em Pacaraima. Por lá, apresentações da banda Rabo de Vaca, Zerbine Araújo, Pepe Marques e Pegada Quente.
# Os participantes inscritos na primeira edição da Estácio Run devem retirar os kits da corrida até quinta-feira, 29, das 9h às 19h30, no campus do Centro Universitário Estácio da Amazônia, localizado na rua Jornalista Humberto Silva, nº 308, bairro União. É necessário apresentar um documento de identificação para realizar a retirada.
# O Coordenador Especial da ONU para melhorar a resposta das Nações Unidas à exploração e abuso sexual, Christian Saunders, realizou uma visita a Pacaraima, com o objetivo de conhecer a Operação Acolhida, iniciativa que acolhe refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil.
# No sábado, 31, o DJ Heverton Castro participa comandando a pick-up do evento “Back 70, 80 & 90”, no Cervejeiros S.A., na Praça Airton Senna, em frente ao Totozão.
VIRALIZAR
• Em 2070, quase 40% da população do Brasil terá mais de 65 anos. A idade média dos brasileiros será de 51,2 anos, muito acima da média de 2023, que era de 34,8.
***
• Os números foram divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nos trazem um alerta: precisamos agir agora para que possamos envelhecer com dignidade.
***
• As estatísticas do IBGE indicam que, em 2046, os idosos devem representar 28% dos brasileiros, podendo chegar a 37,8% em 2070.
FLOPAR
• Desde 2019, proprietários supostamente envolvidos no Dia do Fogo conseguiram mais de R$ 200 milhões de financiamento via crédito rural de 5 bancos: Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco Cooperativo Sicredi, Cooperativa Sicredi Grandes Rios e Banco John Deere.
***
• Os imóveis rurais analisados apresentam mais de 100 mil hectares sobrepostos a Florestas Públicas Não Destinadas.
***
• Dados compilados pelo Greenpeace Brasil mostram que os 478 imóveis rurais envolvidos no episódio conhecido como “Dia do Fogo”, ocorrido no Pará entre 10 e 11 de agosto de 2019, seguem com altos índices de desmatamento e queimadas recorrentes. Apesar das ilegalidades, 29 dessas propriedades foram financiadas pelo crédito rural – instrumento da política agrícola brasileira.