O Programa Roraima Mais Leite, do Governo do Estado, entregou mais 180 novilhas para produtores da agricultura familiar na região sul de Roraima, nesta quarta-feira, 28. Na ocasião, 36 famílias foram beneficiadas com animais da raça girolando.
Ressaltando a importância da iniciativa, o governador Antonio Denarium explicou que o Programa Roraima Mais Leite tem como objetivo estruturar a cadeia produtiva local do leite, fortalecendo e promovendo o desenvolvimento sustentável do setor no Estado.
“Visitamos a Fazenda América, na Vicinal 5, em Rorainópolis, para realizar a entrega de mais novilhas prenhas, fortalecendo o desenvolvimento da bacia leiteira pelo projeto Roraima Mais Leite. É uma ação inédita no Estado, voltada especialmente para a agricultura e pecuária familiar”, destacou Denarium.
O Programa Roraima Mais Leite é uma política pública pioneira que visa fortalecer e organizar a cadeia produtiva do leite no Estado. A iniciativa foca tanto no aumento do rebanho quanto na melhoria da qualidade e competitividade dos produtos lácteos, garantindo maior presença e competitividade no mercado local.
A produtora rural Letícia Quitéria foi beneficiada com cinco novilhas do programa, que vão reforçar a produção de leite das outras 14 que a família já possuía na propriedade, localizada na Vicinal 3 de Rorainópolis.
“Sou criadora de gado leiteiro e agradeço muito ao Governo porque é uma ajuda a mais para a minha renda familiar. Sou do Nordeste, nasci em Pernambuco e morei nove anos no Maranhão e é uma coisa que a gente não vê por aí. Entregar novilhas de qualidade para um pequeno criador começar a ter renda é uma coisa nova. E os técnicos do Iater [Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural] também ajudam muito a gente com orientação, quando o rebanho precisa de alguma nutrição ou remédio”, frisou.
O criador João Paulo de Santos Cordeiro foi um dos beneficiados do Roraima Mais Leite com 5 novilhas. Ele relatou que a entrega vai trazer melhoria na produção e na renda dos criadores contemplados e vai ajudar que os produtores alcancem novos mercados.
“Além da produção, com certeza as pessoas do sul do Estado vão ser beneficiadas com os insumos, com queijo, leite, iogurte, doce de leite, manteiga, enfim, são vários benefícios dessa produção, além de nos beneficiar como pequenos produtores. Vai abranger essa área no mercado e pode chegar até Boa Vista”. Ele reforçou ainda que agora, com os animais de qualidade, o trabalho deve ser redobrado. “Têm que ser bem tratados, com manuseio e rodízio de pastagem. Sendo assim, o animal com certeza vai se multiplicar, e assim, com o aumento dessa produção, o benefício vai retornar a todos nós”, disse.
Em junho passado, também em Rorainópolis, o governo realizou a entrega de 90 novilhas, beneficiando 18 famílias das regiões de São João da Baliza e São Luiz. Até o momento, já foram distribuídas 270 matrizes da raça Girolando, promovendo maior sustentabilidade e fortalecendo a economia das famílias que vivem e produzem no campo.
Objetivos
O presidente do Iater, Marcelo Pereira, explicou que a entrega de mais uma leva de matrizes leiteiras do Governo do Estado beneficiará cerca de 600 produtores em todo Roraima.
“O Governo potencializa a produção leiteira do Estado e dá alternativa para o produtor rural em diversificar essa produção e garantir a melhoria da qualidade de vida e principalmente a sustentação dessas famílias com oferta de alimento na mesa tanto de quem produz quanto quem consome”, ressaltou.
O titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação) afirmou ainda que o programa não se encerra apenas no fornecimento dos animais para os produtores.
“Tem o trabalho de qualificação do produtor, tecnificação da propriedade e acompanhamento pelo Iater e a Seadi para fortalecer ainda mais o processo produtivo da atividade de leite em Roraima. Estamos trabalhando nove polos de produção de leite distribuídos em todo o Estado para consolidar essa cadeia verticalizando a produção, dando a condição de fornecermos a toda a sociedade um alimento de segurança sanitária e qualidade”, detalhou.
Atualmente, o governo está em processo de aquisição de novilhas meio-sangue girolando para aprimorar a genética do rebanho. O programa também tem como objetivos principais apoiar a industrialização, garantir a qualidade e sanidade dos produtos, oferecer capacitação e assistência técnica, promover marketing, melhorar a infraestrutura, incentivar a organização cooperativa, além de fomentar a pesquisa e a inovação no setor.
Adesão
Os pequenos produtores interessados em aderir ao programa devem contatar os especialistas do Iater para formalizar sua inscrição e agendar uma visita, a fim de avaliar os critérios necessários para a produção.
O órgão está localizado na área interna do Parque Anauá em Boa Vista, mas os produtores no interior do Estado podem adquirir mais informações sobre o processo nas unidades locais que reúnem vários serviços do setor de desenvolvimento do Governo, as antigas CPRs (Casas do Produtor Rural).