As conselheiras Cilene Lago Salomão e Simone Soares de Souza, do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR), se reuniram, nesta quinta-feira, 29, com o ministro da Educação, Camilo Santana. Na pauta, as obras inacabadas da Educação Infantil e apoio técnico em ações para a construção de uma política pública para a infância indígena.
A conselheira Cilene saiu do encontro satisfeita. “Já temos o apoio da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na elaboração de um diagnóstico sobre a população indígena. A ideia é sempre voltar ações para a educação da infância indígena”, disse. Queremos construir uma política voltada para a população indígena infantil”, informou.
A conselheira também considerou a reunião um sucesso. Segundo ela, o MEC, Roraima e todo o Brasil têm essa preocupação com as crianças. “Se mudamos o início da história, mudamos a história toda”, resumiu.
O ministro Camilo afirmou, durante a reunião, que os trabalhos desenvolvidos em parceria com a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) têm sido exitosos. “Os Tribunais de Contas tem capilaridade e contribuem muito na mobilização de nossas ações”, avaliou.
Também participaram da reunião a secretária de Articulação e Monitoramento de Políticas Públicas do TCE-RR, auditora Valdelia Lena, o secretário-executivo do MEC, Leonardo Sarchini, o diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Valdoir Pedro Wathier, além de assessores especiais do FNDE e Segadi.